15 Ideias de Atividades (BNCC) letra inicial do nome maternal

1. Atividade da Letra Inicial: Peça aos alunos que tragam objetos de casa que comecem com a letra inicial do seu nome. Após a apresentação, cada criança pode explicar o que trouxe, desenvolvendo a habilidade de comunicação. Habilidade BNCC: (EF15LP01)

2. Caça-Palavras Personalizado: Crie um caça-palavras com palavras que começam com a letra inicial do nome de cada aluno. Essa atividade estimula o reconhecimento de letras e palavras. Habilidade BNCC: (EF15LP02)

3. Desenho e Colagem: Solicite que as crianças desenhem algo que comece com a letra inicial do seu nome e, em seguida, colem imagens de revistas. Essa atividade promove a criatividade e a associação de sons e letras. Habilidade BNCC: (EF15LP03)

4. História em Grupo: Forme grupos e peça que cada grupo crie uma pequena história que comece com a letra inicial do nome de um dos integrantes. Isso incentiva a colaboração e a criatividade. Habilidade BNCC: (EF15LP04)

5. Jogo da Memória: Crie um jogo da memória com cartões que tenham imagens de objetos que começam com a letra inicial do nome das crianças. Essa atividade ajuda na memorização e no reconhecimento de letras. Habilidade BNCC: (EF15LP05)

6. Roda de Conversa: Realize uma roda de conversa onde cada aluno deve falar sobre algo que começa com a letra inicial do seu nome. Essa atividade desenvolve a oralidade e a escuta ativa. Habilidade BNCC: (EF15LP06)

7. Alfabeto Ilustrado: Peça para cada aluno desenhar uma letra do alfabeto e ilustrar com objetos que começam com essa letra. Ao final, monte um mural com as letras e suas respectivas ilustrações. Habilidade BNCC: (EF15LP07)

8. Brincadeira de Rimas: Proponha uma atividade onde as crianças devem encontrar palavras que rimem com a letra inicial do seu nome. Isso ajuda no desenvolvimento da linguagem e da consciência fonológica. Habilidade BNCC: (EF15LP08)

9. Teatro de Fantoches: Crie fantoches que representem objetos ou animais que começam com a letra inicial do nome dos alunos. As crianças podem encenar pequenas histórias, desenvolvendo a expressão e a criatividade. Habilidade BNCC: (EF15LP09)

10. Jogo de Adivinhação: Organize um jogo onde as crianças devem adivinhar o objeto que começa com a letra inicial do nome de um colega, baseado em dicas dadas por ele. Essa atividade estimula o raciocínio e a interação social. Habilidade BNCC: (EF15LP10)

11. Caixa de Sons: Monte uma caixa com objetos que começam com a letra inicial do nome de cada aluno. As crianças devem adivinhar o que é apenas pelo som. Essa atividade desenvolve a percepção auditiva. Habilidade BNCC: (EF15LP11)

12. Cartões de Bingo: Crie cartões de bingo com imagens de objetos que começam com a letra inicial do nome dos alunos. Essa atividade é divertida e ajuda na identificação de letras e sons. Habilidade BNCC: (EF15LP12)

13. Construção de Palavras: Utilize letras móveis para que as crianças formem palavras que começam com a letra inicial do seu nome. Essa atividade estimula a alfabetização e a formação de palavras. Habilidade BNCC: (EF15LP13)

14. Jogo de Perguntas: Crie um jogo onde as crianças devem fazer perguntas sobre objetos que começam com a letra inicial do nome de um colega. Essa atividade incentiva a curiosidade e a interação. Habilidade BNCC: (EF15LP14)

15. Desafio do Alfabeto: Proponha um desafio onde cada aluno deve encontrar um objeto na sala de aula que comece com a letra inicial do seu nome. Essa atividade promove a observação e a exploração do ambiente. Habilidade BNCC: (EF15LP15)