15 Ideias de Atividades (BNCC) língua portuguesa

1. Produção de Texto Criativo

Uma atividade que estimula a criatividade dos alunos é a produção de um texto criativo. Os alunos podem escolher um tema de sua preferência e desenvolver uma narrativa, utilizando elementos como personagens, enredo e ambientação. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15LP01, que envolve a produção de textos de diferentes gêneros e formatos.

2. Leitura e Interpretação de Poemas

Os alunos podem explorar a leitura de poemas de autores brasileiros, como Carlos Drummond de Andrade ou Adélia Prado. Após a leitura, eles devem interpretar o poema e discutir em grupos sobre os sentimentos e imagens que o texto evoca. Essa atividade se relaciona com a habilidade EF15LP02, que trata da análise e interpretação de textos poéticos.

3. Criação de Histórias em Quadrinhos

Os alunos podem criar suas próprias histórias em quadrinhos, utilizando personagens e enredos que eles mesmos inventam. Essa atividade permite que os alunos pratiquem a escrita de diálogos e a construção de narrativas visuais, alinhando-se à habilidade EF15LP03, que envolve a produção de textos em diferentes suportes e formatos.

4. Debate sobre Temas Sociais

Organizar um debate em sala de aula sobre um tema social relevante, como meio ambiente ou direitos humanos, pode ser uma excelente atividade. Os alunos devem pesquisar sobre o tema e apresentar seus argumentos. Essa atividade está relacionada à habilidade EF15LP04, que envolve a argumentação e a defesa de pontos de vista.

5. Análise de Contos Clássicos

Os alunos podem ler contos clássicos, como “A Moreninha” de Joaquim Manuel de Macedo, e realizar uma análise crítica sobre os personagens e a moral da história. Essa atividade se alinha à habilidade EF15LP05, que trata da análise de diferentes gêneros literários.

6. Produção de Resenhas Literárias

Após a leitura de um livro, os alunos podem produzir resenhas literárias, destacando os principais pontos da obra e suas impressões pessoais. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15LP06, que envolve a produção de textos de opinião e crítica.

7. Criação de Blog Literário

Os alunos podem criar um blog literário onde compartilham suas leituras, resenhas e reflexões sobre livros. Essa atividade estimula a escrita e a interação com o público, alinhando-se à habilidade EF15LP07, que envolve a produção de textos para diferentes mídias.

8. Jogo de Palavras Cruzadas

Os alunos podem criar palavras cruzadas utilizando vocabulário estudado em aula. Essa atividade é divertida e ajuda na fixação do conteúdo, além de estar alinhada à habilidade EF15LP08, que envolve o uso de vocabulário adequado em diferentes contextos.

9. Estudo de Gêneros Textuais

Os alunos podem realizar um estudo aprofundado sobre diferentes gêneros textuais, como crônicas, contos e poesias. Após o estudo, eles devem produzir um texto em um dos gêneros abordados. Essa atividade se relaciona à habilidade EF15LP09, que trata da identificação e produção de diferentes gêneros textuais.

10. Criação de Cartazes Informativos

Os alunos podem criar cartazes informativos sobre temas literários ou sociais, utilizando imagens e textos. Essa atividade estimula a criatividade e a pesquisa, alinhando-se à habilidade EF15LP10, que envolve a produção de textos informativos e a utilização de recursos visuais.