15 Ideias de Atividades (BNCC) sobre poema

1. Criação de Poemas Coletivos

Os alunos podem trabalhar em grupos para criar um poema coletivo. Cada aluno contribui com uma estrofe, e o professor pode orientar sobre a estrutura do poema, rimas e temas. Essa atividade estimula a colaboração e a criatividade, além de desenvolver habilidades de escrita. Habilidade BNCC: EF15LP01.

2. Análise de Poemas Clássicos

Selecionar poemas clássicos da literatura brasileira e realizar uma análise em sala de aula. Os alunos podem discutir o tema, a linguagem e as emoções que o poema evoca. Essa atividade ajuda a desenvolver a interpretação de texto e a apreciação literária. Habilidade BNCC: EF15LP02.

3. Poemas Visuais

Os alunos podem criar poemas visuais, onde a disposição das palavras na página forma uma imagem relacionada ao tema do poema. Essa atividade integra arte e literatura, permitindo que os alunos explorem a relação entre forma e conteúdo. Habilidade BNCC: EF15LP03.

4. Recital de Poesias

Organizar um recital onde os alunos apresentam poemas que escolheram ou criaram. Essa atividade desenvolve a oratória e a confiança ao falar em público, além de promover a apreciação da poesia. Habilidade BNCC: EF15LP04.

5. Poemas em Música

Os alunos podem escolher letras de músicas que são, na verdade, poemas e analisá-las em grupo. Essa atividade conecta a poesia à música, mostrando como os dois gêneros se entrelaçam e estimulando a discussão sobre ritmo e rima. Habilidade BNCC: EF15LP05.

6. Criação de Haicais

Introduzir os alunos ao haicai, uma forma poética japonesa, e desafiá-los a criar seus próprios haicais. Essa atividade ensina sobre a concisão e a importância da escolha das palavras, além de estimular a observação do cotidiano. Habilidade BNCC: EF15LP06.

7. Poemas em Quadrinhos

Os alunos podem transformar poemas em histórias em quadrinhos, ilustrando as estrofes e criando um enredo visual. Essa atividade combina literatura e artes visuais, permitindo que os alunos expressem sua interpretação do poema de forma criativa. Habilidade BNCC: EF15LP07.

8. Poemas de Emoções

Propor que os alunos escrevam poemas que expressem emoções específicas, como alegria, tristeza ou raiva. Essa atividade ajuda os alunos a explorar suas próprias emoções e a desenvolver a empatia, além de aprimorar sua habilidade de escrita. Habilidade BNCC: EF15LP08.

9. Poesia e Natureza

Levar os alunos para um passeio ao ar livre e incentivá-los a escrever poemas inspirados na natureza. Essa atividade promove a observação e a conexão com o meio ambiente, além de estimular a criatividade e a sensibilidade estética. Habilidade BNCC: EF15LP09.

10. Poemas em Duetos

Os alunos podem formar duplas e criar poemas em duetos, onde cada um escreve uma parte do poema. Essa atividade estimula a colaboração e a troca de ideias, além de desenvolver a habilidade de trabalhar em equipe. Habilidade BNCC: EF15LP10.

11. Poesia e Tecnologia

Utilizar aplicativos ou plataformas digitais para que os alunos criem e compartilhem seus poemas. Essa atividade integra tecnologia à literatura, permitindo que os alunos explorem novas formas de expressão e publicação. Habilidade BNCC: EF15LP11.

12. Poesia e Cultura Popular

Explorar a poesia presente na cultura popular, como cordéis e letras de músicas folclóricas. Os alunos podem pesquisar e apresentar suas descobertas, promovendo a valorização da cultura local e regional. Habilidade BNCC: EF15LP12.

13. Poemas de Protesto

Discutir a função social da poesia e propor que os alunos escrevam poemas de protesto sobre questões sociais atuais. Essa atividade estimula a reflexão crítica e a expressão de opiniões, além de desenvolver a habilidade de argumentação. Habilidade BNCC: EF15LP13.

14. Poesia e Memória

Os alunos podem escrever poemas que remetam a memórias pessoais ou coletivas, explorando a relação entre poesia e memória. Essa atividade promove a autoexpressão e a reflexão sobre experiências vividas. Habilidade BNCC: EF15LP14.

15. Poesia e Identidade

Propor que os alunos escrevam poemas que reflitam sua identidade, cultura e experiências. Essa atividade ajuda os alunos a se conhecerem melhor e a valorizarem suas histórias pessoais, promovendo a diversidade e a inclusão. Habilidade BNCC: EF15LP15.