15 Ideias de Atividades (BNCC) matemática 1º ano

1. Jogo da Memória com Números

Uma atividade divertida que envolve a criação de um jogo da memória utilizando cartões com números e quantidades. Os alunos devem encontrar os pares correspondentes, desenvolvendo habilidades de reconhecimento numérico e memória. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF01MA03, que trata do reconhecimento e leitura de números.

2. Contagem com Objetos do Dia a Dia

Utilizando objetos como botões, tampinhas ou frutas, os alunos podem praticar a contagem. A atividade pode ser realizada em grupos, onde cada grupo conta uma quantidade específica de objetos e registra em uma folha. Essa prática está relacionada à habilidade BNCC EF01MA01, que envolve a contagem e a comparação de quantidades.

3. Criação de Gráficos Simples

Os alunos podem coletar dados sobre a cor favorita da turma e, em seguida, criar um gráfico de barras simples. Essa atividade estimula a coleta e a representação de dados, alinhando-se à habilidade BNCC EF01MA09, que aborda a organização e a interpretação de informações.

4. Jogos de Tabuleiro Matemáticos

Desenvolver um jogo de tabuleiro que envolva perguntas e desafios matemáticos. Os alunos podem jogar em grupos, promovendo a interação e o aprendizado colaborativo. Essa atividade está relacionada à habilidade BNCC EF01MA05, que envolve a resolução de problemas matemáticos.

5. Atividades com Dinheiro de Brinquedo

Simular uma loja onde os alunos podem comprar e vender produtos utilizando dinheiro de brinquedo. Essa atividade ajuda a desenvolver noções de valor e troco, alinhando-se à habilidade BNCC EF01MA06, que trata do reconhecimento e uso de moedas e notas.

6. Desenho de Formas Geométricas

Pedir aos alunos que desenhem e recortem diferentes formas geométricas. Em seguida, podem montar figuras utilizando essas formas. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF01MA07, que envolve o reconhecimento e a classificação de formas geométricas.

7. Contagem de Passos

Realizar uma atividade ao ar livre onde os alunos contam quantos passos dão em diferentes distâncias. Essa prática ajuda a desenvolver a noção de medida e estimativa, alinhando-se à habilidade BNCC EF01MA02, que trata da contagem e da comparação de medidas.

8. Criação de Sequências Numéricas

Os alunos podem criar sequências numéricas utilizando materiais como blocos de montar. Essa atividade estimula o raciocínio lógico e a identificação de padrões, alinhando-se à habilidade BNCC EF01MA04, que envolve a identificação e a criação de sequências.

9. Caça ao Tesouro Matemático

Organizar uma caça ao tesouro onde os alunos precisam resolver problemas matemáticos para encontrar pistas. Essa atividade promove a resolução de problemas e o trabalho em equipe, alinhando-se à habilidade BNCC EF01MA05.

10. Contagem de Animais em Imagens

Apresentar imagens com diferentes quantidades de animais e pedir aos alunos que façam a contagem e registrem os resultados. Essa atividade está relacionada à habilidade BNCC EF01MA01, que envolve a contagem e a comparação de quantidades.