15 Ideias de Atividades (BNCC) de artes visuais ensino médio

1. Criação de um Mural Coletivo

Os alunos podem trabalhar juntos para criar um mural coletivo que represente a diversidade cultural brasileira. Essa atividade pode incluir a pesquisa de diferentes manifestações artísticas de várias regiões do país, promovendo a valorização da cultura local. Habilidade BNCC: EF15AR01.

2. Estudo de Artistas Contemporâneos

Os alunos devem escolher um artista contemporâneo e realizar uma apresentação sobre sua obra, estilo e impacto na sociedade. Essa atividade estimula a pesquisa e a análise crítica. Habilidade BNCC: EF15AR02.

3. Oficina de Técnicas de Pintura

Promova uma oficina onde os alunos possam experimentar diferentes técnicas de pintura, como aquarela, acrílica e óleo. Essa prática ajuda a desenvolver habilidades manuais e a criatividade. Habilidade BNCC: EF15AR03.

4. Criação de uma Exposição Virtual

Os alunos podem criar uma exposição virtual utilizando plataformas digitais, onde apresentarão suas obras e reflexões sobre o processo criativo. Essa atividade integra tecnologia e arte. Habilidade BNCC: EF15AR04.

5. Análise de Obras de Arte

Realizar uma análise crítica de uma obra de arte famosa, discutindo seus elementos visuais, contexto histórico e mensagem. Essa atividade desenvolve o olhar crítico dos alunos. Habilidade BNCC: EF15AR05.

6. Criação de um Zine Artístico

Os alunos podem criar um zine que reúna suas produções artísticas e textos reflexivos sobre arte e sociedade. Essa atividade estimula a expressão individual e coletiva. Habilidade BNCC: EF15AR06.

7. Intervenção Artística na Escola

Proponha uma intervenção artística no espaço escolar, onde os alunos possam expressar suas ideias e sentimentos sobre temas relevantes. Essa atividade promove a cidadania e o engajamento social. Habilidade BNCC: EF15AR07.

8. Estudo de Estilos Artísticos

Os alunos devem pesquisar e apresentar diferentes estilos artísticos, como impressionismo, expressionismo e surrealismo, explorando suas características e influências. Habilidade BNCC: EF15AR08.

9. Criação de um Vídeo Artístico

Os alunos podem produzir um vídeo que documente o processo de criação de uma obra de arte, incluindo entrevistas e reflexões sobre a experiência. Habilidade BNCC: EF15AR09.

10. Desenho ao Ar Livre

Organize uma atividade de desenho ao ar livre, onde os alunos possam capturar a paisagem e a vida urbana. Essa prática estimula a observação e a conexão com o ambiente. Habilidade BNCC: EF15AR10.

11. Criação de Máscaras Culturais

Os alunos podem pesquisar sobre máscaras de diferentes culturas e criar suas próprias versões, explorando materiais e técnicas variadas. Habilidade BNCC: EF15AR11.

12. Fotografia e Arte

Proponha uma atividade onde os alunos utilizem a fotografia como forma de expressão artística, explorando temas como identidade e cotidiano. Habilidade BNCC: EF15AR12.

13. Estudo de Arte e Sustentabilidade

Os alunos podem investigar como a arte pode abordar questões de sustentabilidade, criando obras que reflitam essa temática. Habilidade BNCC: EF15AR13.

14. Criação de Cartazes de Conscientização

Desenvolver cartazes que abordem temas sociais relevantes, utilizando elementos visuais para transmitir mensagens impactantes. Habilidade BNCC: EF15AR14.

15. Performance Artística

Os alunos podem criar e apresentar uma performance artística que explore um tema de sua escolha, integrando diferentes linguagens artísticas. Habilidade BNCC: EF15AR15.