15 Ideias de Atividades (BNCC) com as vogais

1. Jogo das Vogais

Uma atividade lúdica onde os alunos devem identificar e classificar palavras que contêm vogais específicas. Os alunos podem trabalhar em grupos e criar um cartaz com as palavras encontradas. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15LP01, que envolve a leitura e a escrita de palavras.

2. Caça-Palavras de Vogais

Os alunos recebem um caça-palavras com diversas palavras que contêm vogais. O objetivo é encontrar todas as palavras e, em seguida, escrever frases utilizando essas palavras. Essa atividade atende à habilidade EF15LP02, que foca na identificação de palavras em diferentes contextos.

3. Música das Vogais

Os alunos devem criar uma música ou uma paródia utilizando palavras que contenham vogais. Eles podem apresentar suas criações para a turma. Essa atividade está relacionada à habilidade EF15LP03, que incentiva a produção de textos orais e escritos.

4. Desenho das Vogais

Nesta atividade, os alunos desenham objetos ou animais que começam com cada uma das vogais. Após o desenho, eles devem apresentar suas obras e explicar a escolha. Essa atividade se alinha à habilidade EF15LP04, que envolve a produção de textos orais e a descrição de imagens.

5. Bingo das Vogais

Os alunos jogam bingo utilizando cartões que contêm palavras com vogais. O professor chama as palavras e os alunos devem marcar em seus cartões. Essa atividade está ligada à habilidade EF15LP05, que trabalha a identificação de palavras e a atenção auditiva.

6. Histórias com Vogais

Os alunos devem criar uma história curta que contenha um número específico de palavras com vogais. Após a escrita, eles podem compartilhar suas histórias com a turma. Essa atividade atende à habilidade EF15LP06, que envolve a produção de narrativas.

7. Cartões de Vogais

Os alunos criam cartões com imagens e palavras que começam com cada vogal. Eles podem usar esses cartões para jogar jogos de memória ou para apresentar aos colegas. Essa atividade se relaciona à habilidade EF15LP07, que foca na associação de imagens e palavras.

8. Atividade de Rimas

Nesta atividade, os alunos devem encontrar palavras que rimam com palavras que contêm vogais. Eles podem criar um mural com as rimas encontradas. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15LP08, que envolve a exploração de rimas e sonoridades.

9. Teatro das Vogais

Os alunos criam pequenas cenas teatrais utilizando palavras que contêm vogais. Eles devem apresentar suas cenas para a turma, incentivando a expressão oral. Essa atividade atende à habilidade EF15LP09, que foca na produção de textos orais e na interpretação de personagens.

10. Jogo de Memória com Vogais

Os alunos criam um jogo de memória com cartões que contêm palavras e imagens relacionadas a vogais. Eles jogam em duplas ou grupos, promovendo a interação e a aprendizagem colaborativa. Essa atividade se alinha à habilidade EF15LP10, que envolve a identificação de palavras e a memória visual.