15 Ideias de Atividades (BNCC) de educação física 4º ano fundamental

1. Jogo da Memória com Movimentos

Utilizando cartões com imagens de diferentes movimentos corporais, os alunos devem encontrar os pares correspondentes. Essa atividade estimula a memória e a identificação de movimentos, alinhando-se à habilidade BNCC EF15EF01, que aborda a compreensão e a execução de diferentes movimentos corporais.

2. Circuito de Atividades Físicas

Crie um circuito com diferentes estações, como corrida, salto, e exercícios de força. Os alunos devem passar por cada estação, realizando a atividade proposta. Essa dinâmica promove a resistência e a força, atendendo à habilidade BNCC EF15EF02, que envolve a prática de atividades físicas em diferentes contextos.

3. Dança das Cadeiras Adaptada

Em vez de eliminar os alunos quando a música para, eles devem realizar um movimento específico antes de sentar. Essa atividade promove a coordenação motora e a socialização, alinhando-se à habilidade BNCC EF15EF03, que enfatiza a importância da dança e da expressão corporal.

4. Caça ao Tesouro com Desafios Físicos

Organize uma caça ao tesouro onde cada pista exige a realização de um desafio físico, como uma corrida ou um salto. Essa atividade estimula o trabalho em equipe e a resolução de problemas, em conformidade com a habilidade BNCC EF15EF04, que trata da prática de atividades em grupo.

5. Mini-Olimpíadas

Divida a turma em equipes e promova uma série de competições esportivas, como corrida, arremesso e salto em distância. Essa atividade incentiva o espírito esportivo e a prática de diferentes modalidades, alinhando-se à habilidade BNCC EF15EF05, que aborda a vivência de práticas corporais diversificadas.

6. Jogos de Revezamento

Organize jogos de revezamento, onde os alunos devem passar um bastão ou objeto entre si. Essa atividade desenvolve a velocidade e a coordenação, atendendo à habilidade BNCC EF15EF06, que enfatiza a importância da agilidade e do trabalho em equipe.

7. Atividades de Alongamento em Grupo

Promova uma sessão de alongamento em grupo, onde os alunos devem seguir as instruções para realizar diferentes alongamentos. Essa prática é fundamental para a prevenção de lesões e melhora da flexibilidade, alinhando-se à habilidade BNCC EF15EF07, que aborda a importância do aquecimento e alongamento.

8. Jogos de Bola Adaptados

Realize jogos de bola, como queimada ou futebol, com regras adaptadas para facilitar a participação de todos. Essa atividade promove a inclusão e o desenvolvimento de habilidades motoras, em conformidade com a habilidade BNCC EF15EF08, que trata da prática de jogos e brincadeiras.

9. Atividades de Coordenação Motora Fina

Utilize materiais como bolas pequenas ou cordas para desenvolver atividades que estimulem a coordenação motora fina. Essa prática é essencial para o desenvolvimento motor das crianças, alinhando-se à habilidade BNCC EF15EF09, que enfatiza a importância da coordenação em diferentes contextos.

10. Jogos de Imitação de Animais

Proponha uma atividade onde os alunos devem imitar diferentes animais, realizando os movimentos característicos de cada um. Essa atividade é divertida e estimula a criatividade, atendendo à habilidade BNCC EF15EF10, que aborda a expressão corporal e a criatividade nas atividades físicas.