15 Ideias de Atividades (BNCC) de português pronto

1. Produção de Texto Criativo

Uma atividade que estimula a criatividade dos alunos é a produção de um texto criativo. Os alunos podem escolher um tema de sua preferência e desenvolver uma narrativa, utilizando elementos como personagens, enredo e descrição de cenários. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15LP01, que envolve a produção de textos de diferentes gêneros.

2. Leitura e Interpretação de Poemas

Os alunos podem realizar a leitura de poemas variados, discutindo suas interpretações e sentimentos que as obras evocam. Essa atividade promove a análise crítica e a apreciação literária, atendendo à habilidade EF15LP02, que trata da leitura e interpretação de textos poéticos.

3. Criação de Histórias em Quadrinhos

Os alunos podem criar suas próprias histórias em quadrinhos, utilizando diálogos e ilustrações. Essa atividade estimula a expressão artística e a narrativa visual, alinhando-se à habilidade EF15LP03, que envolve a produção de textos em diferentes formatos.

4. Debate sobre Temas Sociais

Promover um debate em sala de aula sobre temas sociais relevantes pode ser uma excelente atividade. Os alunos devem pesquisar sobre o tema e apresentar seus argumentos, desenvolvendo habilidades de argumentação e oratória, conforme a habilidade EF15LP04.

5. Análise de Contos Clássicos

A leitura e análise de contos clássicos permitem que os alunos compreendam diferentes estilos narrativos e contextos históricos. Essa atividade está relacionada à habilidade EF15LP05, que envolve a análise de textos literários.

6. Criação de Blog Literário

Os alunos podem criar um blog onde compartilham resenhas de livros, reflexões sobre leituras e produções textuais. Essa atividade estimula a escrita e a interação digital, alinhando-se à habilidade EF15LP06, que trata da produção de textos para diferentes mídias.

7. Jogo de Palavras Cruzadas

Desenvolver um jogo de palavras cruzadas com vocabulário estudado em aula é uma forma divertida de revisar conteúdos. Essa atividade está ligada à habilidade EF15LP07, que envolve o uso de vocabulário em contextos variados.

8. Criação de Vídeos de Contação de Histórias

Os alunos podem criar vídeos onde contam histórias, utilizando recursos visuais e sonoros. Essa atividade promove a oralidade e a criatividade, alinhando-se à habilidade EF15LP08, que envolve a produção de textos orais.

9. Análise de Propagandas

Os alunos podem analisar diferentes tipos de propagandas, discutindo as estratégias utilizadas para persuadir o público. Essa atividade está relacionada à habilidade EF15LP09, que envolve a análise de textos publicitários.

10. Criação de Cartas para Personagens Literários

Os alunos podem escrever cartas endereçadas a personagens de livros que leram, expressando suas opiniões e sentimentos. Essa atividade estimula a empatia e a reflexão, alinhando-se à habilidade EF15LP10, que envolve a produção de textos pessoais.

11. Roda de Leitura

Organizar uma roda de leitura onde os alunos compartilham trechos de livros que estão lendo é uma ótima maneira de incentivar a leitura. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15LP11, que envolve a leitura compartilhada e a discussão de textos.

12. Criação de Dicionário de Palavras Novas

Os alunos podem criar um dicionário com palavras novas que aprenderam ao longo do semestre, incluindo definições e exemplos. Essa atividade promove o enriquecimento do vocabulário, alinhando-se à habilidade EF15LP12, que envolve o uso de dicionários e glossários.

13. Jogo de Rimas

Promover um jogo de rimas onde os alunos devem encontrar palavras que rimam com uma palavra dada é uma forma lúdica de trabalhar a sonoridade da língua. Essa atividade está relacionada à habilidade EF15LP13, que envolve a exploração de sonoridades e ritmos.

14. Criação de Resumos Visuais

Os alunos podem criar resumos visuais de livros ou temas estudados, utilizando mapas mentais ou infográficos. Essa atividade estimula a síntese de informações, alinhando-se à habilidade EF15LP14, que envolve a produção de textos informativos.

15. Produção de Podcasts Literários

Os alunos podem produzir podcasts onde discutem livros, autores e gêneros literários. Essa atividade estimula a oralidade e a pesquisa, alinhando-se à habilidade EF15LP15, que envolve a produção de textos orais para diferentes mídias.