15 Ideias de Atividades (BNCC) leitura e escrita alfabetização

1. Leitura Compartilhada

A leitura compartilhada é uma prática que envolve o professor e os alunos em um momento de leitura em conjunto. O docente pode escolher um livro adequado à faixa etária e realizar a leitura em voz alta, incentivando a participação dos alunos. Durante a leitura, o professor pode fazer perguntas, discutir o enredo e explorar as ilustrações. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15LP01, que propõe a leitura de diferentes gêneros textuais.

2. Produção de Textos Coletivos

Nesta atividade, os alunos são convidados a criar um texto coletivo. O professor pode iniciar uma história e, em seguida, passar a palavra para os alunos, que contribuirão com ideias e frases. Essa prática estimula a criatividade e a colaboração, além de desenvolver a habilidade de escrita. Essa atividade está relacionada à habilidade EF15LP02, que envolve a produção de textos de diferentes gêneros.

3. Jogo da Memória de Palavras

O jogo da memória é uma atividade lúdica que pode ser adaptada para o aprendizado de palavras. O professor pode criar cartões com palavras e suas respectivas imagens. Os alunos devem encontrar os pares correspondentes. Essa atividade ajuda na fixação do vocabulário e na associação entre palavras e imagens, alinhando-se à habilidade EF15LP03, que trata do reconhecimento de palavras em contextos diversos.

4. Criação de Histórias em Quadrinhos

A criação de histórias em quadrinhos é uma forma divertida de estimular a escrita e a leitura. Os alunos podem desenhar e escrever diálogos, desenvolvendo a narrativa de forma visual. Essa atividade promove a criatividade e a expressão pessoal, além de estar alinhada à habilidade EF15LP04, que envolve a produção de textos com diferentes suportes e formatos.

5. Leitura de Poemas e Produção de Poemas

Os alunos podem explorar a leitura de poemas e, em seguida, criar seus próprios poemas. O professor pode apresentar diferentes estilos de poesia e discutir suas características. Essa atividade estimula a sensibilidade literária e a expressão artística, alinhando-se à habilidade EF15LP05, que propõe a leitura e produção de textos poéticos.

6. Caça-Palavras Temático

O caça-palavras é uma atividade que pode ser adaptada para trabalhar vocabulário específico. O professor pode criar um caça-palavras com palavras relacionadas a um tema estudado em sala de aula. Essa atividade ajuda na identificação de palavras e na ampliação do vocabulário, alinhando-se à habilidade EF15LP06, que envolve a leitura e interpretação de palavras em diferentes contextos.

7. Roda de Leitura

A roda de leitura é um momento em que os alunos podem compartilhar livros que leram. Cada aluno apresenta um livro e fala sobre sua história, personagens e o que mais gostou. Essa atividade estimula a oralidade e a troca de experiências, além de estar alinhada à habilidade EF15LP07, que propõe a apresentação de opiniões sobre diferentes textos.

8. Diário de Leitura

Os alunos podem manter um diário de leitura, onde registram suas impressões sobre os livros que leram. O professor pode orientar os alunos a escreverem sobre o que aprenderam, suas partes favoritas e suas reflexões. Essa atividade estimula a escrita reflexiva e a análise crítica, alinhando-se à habilidade EF15LP08, que envolve a produção de textos reflexivos sobre leituras.

9. Teatro de Fantoches

A atividade de teatro de fantoches permite que os alunos criem e encenem histórias. O professor pode incentivar os alunos a escreverem diálogos e a desenvolverem personagens. Essa prática estimula a criatividade, a oralidade e a expressão corporal, alinhando-se à habilidade EF15LP09, que propõe a produção de textos para diferentes finalidades e contextos.

10. Jogo de Rimas

O jogo de rimas é uma atividade lúdica que ajuda os alunos a desenvolverem a consciência fonológica. O professor pode propor desafios para que os alunos encontrem palavras que rimam entre si. Essa atividade é divertida e estimula a criatividade, além de estar alinhada à habilidade EF15LP10, que envolve a exploração de sons e rimas na língua.