15 Ideias de Atividades (BNCC) de inglês ensino fundamental

1. Jogo de Vocabulário

Uma atividade dinâmica que envolve o uso de cartões com palavras em inglês e suas traduções. Os alunos devem formar pares de palavras correspondentes, promovendo a memorização e a prática do vocabulário. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15LP01, que aborda o reconhecimento de palavras e expressões em inglês.

2. Teatro de Fantoches

Os alunos criam fantoches e desenvolvem pequenas peças em inglês. Essa atividade estimula a criatividade e a prática da fala, além de trabalhar a habilidade EF15LP02, que envolve a produção de textos orais em inglês.

3. Caça-Palavras Temático

Os professores podem criar caça-palavras com temas específicos, como animais, alimentos ou profissões. Essa atividade ajuda os alunos a reconhecerem palavras em inglês e a desenvolverem a habilidade EF15LP03, que trata da leitura e compreensão de palavras em contextos variados.

4. Música e Letra

Os alunos escutam uma música em inglês e recebem a letra com algumas palavras faltando. Eles devem preencher as lacunas enquanto escutam a canção. Essa atividade está relacionada à habilidade EF15LP04, que envolve a compreensão auditiva e a interpretação de letras de músicas.

5. Jogo de Perguntas e Respostas

Os alunos se dividem em grupos e fazem perguntas uns aos outros em inglês, utilizando um conjunto de perguntas previamente elaborado. Essa atividade promove a conversação e está alinhada à habilidade EF15LP05, que trata da interação oral em inglês.

6. Criação de Histórias em Quadrinhos

Os alunos criam histórias em quadrinhos utilizando diálogos em inglês. Essa atividade estimula a criatividade e a escrita, alinhando-se à habilidade EF15LP06, que envolve a produção de textos escritos em inglês.

7. Jogo de Simon Says

Uma atividade clássica onde o professor dá comandos em inglês e os alunos devem segui-los apenas se a frase começar com “Simon says”. Essa atividade ajuda na compreensão auditiva e está relacionada à habilidade EF15LP07, que envolve a compreensão de instruções em inglês.

8. Descrição de Imagens

Os alunos recebem imagens e devem descrevê-las em inglês, utilizando vocabulário apropriado. Essa atividade promove a observação e a prática da fala, alinhando-se à habilidade EF15LP08, que trata da produção oral descritiva.

9. Bingo de Palavras

Os alunos jogam bingo utilizando palavras em inglês. O professor chama as palavras e os alunos marcam em suas cartelas. Essa atividade é excelente para reforçar o vocabulário e está alinhada à habilidade EF15LP09, que envolve a leitura e reconhecimento de palavras.

10. Entrevistas em Dupla

Os alunos se dividem em duplas e realizam entrevistas em inglês, fazendo perguntas sobre hobbies, interesses e preferências. Essa atividade estimula a conversação e está relacionada à habilidade EF15LP10, que envolve a interação oral e a troca de informações.

11. Jogo da Memória

Os alunos jogam um jogo da memória com cartões que contêm palavras em inglês e suas traduções. Essa atividade ajuda na memorização e no reconhecimento de vocabulário, alinhando-se à habilidade EF15LP11, que trata do reconhecimento de palavras e expressões.

12. Criação de Cartazes

Os alunos criam cartazes sobre temas específicos, utilizando palavras e frases em inglês. Essa atividade estimula a criatividade e a escrita, alinhando-se à habilidade EF15LP12, que envolve a produção de textos informativos.

13. Jogos de Role-Playing

Os alunos participam de simulações de situações do dia a dia, como ir ao mercado ou fazer uma reserva em um hotel, utilizando o inglês. Essa atividade promove a prática da conversação e está relacionada à habilidade EF15LP13, que envolve a interação oral em contextos reais.

14. Vídeos e Discussões

Os alunos assistem a vídeos curtos em inglês e, em seguida, discutem o conteúdo em grupos. Essa atividade estimula a compreensão auditiva e a expressão oral, alinhando-se à habilidade EF15LP14, que trata da interpretação de conteúdos audiovisuais.

15. Desafios de Gramática

Os alunos participam de desafios em grupos, onde devem resolver questões de gramática em inglês. Essa atividade promove o aprendizado colaborativo e está relacionada à habilidade EF15LP15, que envolve o uso correto da gramática em contextos variados.