15 Ideias de Atividades (BNCC) de salto em altura

1. Introdução ao Salto em Altura

O salto em altura é uma modalidade de atletismo que exige técnica, força e agilidade. Para professores que desejam implementar atividades alinhadas à BNCC, é fundamental compreender as habilidades que podem ser desenvolvidas através dessa prática. O salto em altura não apenas melhora a condição física dos alunos, mas também promove valores como disciplina e superação.

2. Atividade de Aquecimento Dinâmico

Antes de iniciar as atividades de salto, é essencial realizar um aquecimento dinâmico. Os alunos podem participar de uma sequência de exercícios que envolvem saltos laterais, corrida leve e alongamentos específicos. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF02EF01, que enfatiza a importância do aquecimento para a prevenção de lesões e melhoria do desempenho.

3. Técnica do Salto em Altura

Uma atividade prática que pode ser realizada em grupo é a demonstração da técnica do salto em altura. Os alunos devem observar e praticar a abordagem, a impulsão e a aterrissagem. Essa atividade pode ser relacionada à habilidade BNCC EF04EF02, que aborda a execução de diferentes saltos e a compreensão das técnicas envolvidas.

4. Competição Amistosa

Organizar uma competição amistosa entre os alunos pode ser uma ótima maneira de motivá-los. Divida a turma em equipes e promova um torneio de salto em altura. Essa atividade se alinha à habilidade BNCC EF05EF04, que incentiva a participação em atividades físicas em grupo e o respeito às regras e aos colegas.

5. Registro de Resultados

Incentive os alunos a registrarem seus resultados em um caderno ou mural. Essa atividade não apenas promove a autoavaliação, mas também desenvolve habilidades matemáticas ao calcular médias e comparações. Relaciona-se à habilidade BNCC EF02MA03, que envolve a coleta e análise de dados.

6. Análise de Vídeos

Utilizar vídeos de atletas profissionais realizando saltos em altura pode ser uma excelente forma de aprendizado. Os alunos podem analisar a técnica e discutir o que pode ser melhorado em suas próprias performances. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF05EF05, que promove a reflexão crítica sobre a prática esportiva.

7. Criação de um Diário de Bordo

Os alunos podem criar um diário de bordo onde registram suas experiências e progressos nas atividades de salto em altura. Essa prática estimula a escrita e a reflexão, alinhando-se à habilidade BNCC EF15LP01, que incentiva a produção textual e a organização de ideias.

8. Jogos de Saltos

Incorporar jogos que envolvam saltos, como o “salto do sapo” ou “corrida de obstáculos”, pode tornar as aulas mais dinâmicas e divertidas. Essas atividades estão alinhadas à habilidade BNCC EF04EF03, que enfatiza a importância do jogo como forma de aprendizado e desenvolvimento motor.

9. Estudo sobre a História do Salto em Altura

Promova uma atividade de pesquisa sobre a história do salto em altura e seus principais atletas. Os alunos podem apresentar suas descobertas em sala de aula. Essa atividade se relaciona à habilidade BNCC EF15HI01, que incentiva a pesquisa e a apresentação de informações históricas.

10. Reflexão sobre o Desempenho

Ao final das atividades, reserve um tempo para que os alunos reflitam sobre seu desempenho e o que aprenderam. Essa prática de autoavaliação é fundamental e está alinhada à habilidade BNCC EF05EF06, que promove a reflexão sobre a própria prática e o aprendizado contínuo.