15 Ideias de Atividades (BNCC) 3º ano fundamental educação física

1. Jogo da Memória com Movimentos

Esta atividade consiste em criar um jogo da memória utilizando cartões que representam diferentes movimentos corporais, como saltar, girar e correr. Os alunos devem encontrar os pares e, ao fazê-lo, realizar o movimento correspondente. Essa atividade está alinhada com a habilidade EF15EF01, que envolve a prática de diferentes movimentos corporais.

2. Circuito de Atividades Físicas

Organize um circuito com diferentes estações, cada uma com uma atividade física específica, como pular corda, correr em zigue-zague e fazer abdominais. Os alunos devem passar por todas as estações em um tempo determinado. Essa atividade atende à habilidade EF15EF02, que promove a vivência de diferentes práticas corporais.

3. Dança das Cadeiras com Música

Realize a clássica dança das cadeiras, mas com uma abordagem que envolva movimentos de dança. Quando a música parar, os alunos devem realizar um movimento específico, como um giro ou um salto. Essa atividade se relaciona com a habilidade EF15EF03, que incentiva a expressão corporal e a dança.

4. Caça ao Tesouro Esportivo

Crie uma caça ao tesouro onde os alunos devem encontrar objetos relacionados ao esporte, como bolas, raquetes e cones. Cada objeto encontrado deve ser associado a uma atividade física que os alunos devem realizar. Essa atividade se alinha à habilidade EF15EF04, que envolve a exploração de diferentes esportes.

5. Jogos de Revezamento

Organize jogos de revezamento, como corrida de revezamento com bastão ou outros objetos. Os alunos devem trabalhar em equipe para completar a atividade, promovendo a cooperação e o trabalho em grupo. Essa atividade está relacionada à habilidade EF15EF05, que enfatiza a importância do trabalho em equipe nas atividades físicas.

6. Atividades de Lazer ao Ar Livre

Proponha atividades ao ar livre, como pique-esconde ou queimada, que incentivem a movimentação e a interação entre os alunos. Essas atividades ajudam a desenvolver habilidades motoras e sociais, alinhando-se à habilidade EF15EF06, que valoriza a prática de jogos e brincadeiras.

7. Yoga para Crianças

Introduza os alunos ao yoga, ensinando posturas simples que promovem o relaxamento e a concentração. Essa prática pode ser realizada em sala de aula ou ao ar livre e está alinhada à habilidade EF15EF07, que aborda a importância do autocuidado e do bem-estar.

8. Mini-Olimpíadas

Organize uma mini-olimpíada com diferentes modalidades esportivas, como corrida, salto em distância e arremesso de peso. Os alunos podem competir em equipes, promovendo o espírito esportivo e a inclusão. Essa atividade se relaciona com a habilidade EF15EF08, que incentiva a participação em competições.

9. Atividades de Coordenação Motora

Realize atividades que desenvolvam a coordenação motora, como jogos de bola que envolvem passes e dribles. Os alunos devem trabalhar em duplas ou grupos, promovendo a interação e a prática de habilidades motoras. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15EF09, que enfatiza o desenvolvimento da coordenação.

10. Criação de Coreografias

Proponha que os alunos criem suas próprias coreografias em grupos, utilizando músicas que eles gostam. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão corporal, alinhando-se à habilidade EF15EF10, que valoriza a criação e a apresentação de danças.