15 Ideias de Atividades (BNCC) sobre o romantismo

1. Análise de Poemas Românticos

Os alunos podem escolher um poema de um autor romântico, como Álvares de Azevedo ou Castro Alves, e realizar uma análise detalhada. Eles devem identificar os principais temas, figuras de linguagem e o contexto histórico da obra. Essa atividade pode ser vinculada à habilidade BNCC EF15LP01, que trata da análise de textos literários.

2. Criação de um Diário de Personagens

Os estudantes podem criar um diário fictício de um personagem de uma obra romântica, descrevendo suas emoções, conflitos e experiências. Essa atividade estimula a empatia e a compreensão dos sentimentos humanos, alinhando-se à habilidade BNCC EF15LP02, que envolve a produção de textos narrativos.

3. Debate sobre o Romantismo

Organizar um debate em sala de aula sobre as características do romantismo e sua influência na literatura brasileira. Os alunos podem ser divididos em grupos para defender diferentes pontos de vista, desenvolvendo habilidades argumentativas e de oratória, conforme a habilidade BNCC EF15LP03.

4. Produção de Poemas Inspirados no Romantismo

Os alunos devem escrever seus próprios poemas, inspirados nas características do romantismo, como a exaltação dos sentimentos e a natureza. Essa atividade pode ser relacionada à habilidade BNCC EF15LP04, que trata da produção de textos poéticos.

5. Estudo de Obras de Autores Românticos

Os alunos podem realizar uma pesquisa sobre diferentes autores do romantismo, como José de Alencar e Joaquim Manuel de Macedo, e apresentar suas descobertas em sala de aula. Essa atividade se relaciona à habilidade BNCC EF15LP05, que envolve a pesquisa e apresentação de informações.

6. Criação de Cartazes Temáticos

Os estudantes podem criar cartazes que representem os principais temas do romantismo, como amor, morte e natureza. Essa atividade promove a criatividade e a expressão artística, alinhando-se à habilidade BNCC EF15AR01, que trata da produção de obras visuais.

7. Leitura e Interpretação de Contos Românticos

Os alunos devem ler contos de autores românticos e discutir em grupos suas interpretações. Essa atividade estimula a leitura crítica e a interpretação de textos, conforme a habilidade BNCC EF15LP06, que envolve a leitura e análise de narrativas.

8. Criação de um Mapa Conceitual do Romantismo

Os alunos podem elaborar um mapa conceitual que aborde as principais características do romantismo, suas influências e autores. Essa atividade ajuda na organização do conhecimento e na visualização de conceitos, alinhando-se à habilidade BNCC EF15LP07, que envolve a organização de informações.

9. Análise de Obras de Arte Romântica

Os estudantes podem pesquisar e analisar obras de arte que representam o romantismo, como pinturas e esculturas. Essa atividade promove a interdisciplinaridade entre literatura e artes visuais, conforme a habilidade BNCC EF15AR02, que trata da apreciação de obras de arte.

10. Criação de uma Antologia Romântica

Os alunos podem compilar uma antologia com poemas, contos e trechos de obras românticas, acompanhados de comentários pessoais sobre cada texto. Essa atividade estimula a curadoria literária e a reflexão crítica, alinhando-se à habilidade BNCC EF15LP08, que envolve a produção de textos coletivos.