15 Ideias de Atividades (BNCC) alfabeto educação infantil

1. Jogo da Memória do Alfabeto

Uma atividade lúdica que envolve a criação de cartas com letras do alfabeto e imagens de objetos que começam com essas letras. Os alunos devem encontrar os pares correspondentes, desenvolvendo a memória e a associação entre letras e sons. Habilidade BNCC: EF15LP01.

2. Caça-Palavras Temático

Os professores podem criar um caça-palavras utilizando palavras que começam com cada letra do alfabeto. Essa atividade estimula a busca e a identificação das letras, além de promover o vocabulário. Habilidade BNCC: EF15LP02.

3. Alfabeto em Movimento

Organizar uma atividade em que as crianças formem as letras do alfabeto com seus corpos. Essa atividade promove a coordenação motora e a memorização das letras de forma divertida. Habilidade BNCC: EF15EF01.

4. Desenho das Letras

Os alunos devem desenhar uma letra do alfabeto e, ao lado, ilustrar um objeto que comece com essa letra. Essa atividade estimula a criatividade e a associação de sons e formas. Habilidade BNCC: EF15LP03.

5. Música do Alfabeto

Criar uma canção que inclua todas as letras do alfabeto, incentivando os alunos a cantarem e dançarem. A música ajuda na memorização e na familiarização com as letras. Habilidade BNCC: EF15AR01.

6. Alfabeto Sensorial

Preparar letras do alfabeto em diferentes texturas (como papel lixa, algodão, etc.) para que as crianças possam tocar e sentir. Essa atividade estimula o aprendizado sensorial e a identificação das letras. Habilidade BNCC: EF15EF02.

7. Bingo do Alfabeto

Elaborar um jogo de bingo onde as cartelas contenham letras e os professores chamem palavras que começam com essas letras. Essa atividade promove a atenção e a identificação das letras. Habilidade BNCC: EF15LP04.

8. Histórias do Alfabeto

Pedir aos alunos que criem pequenas histórias utilizando palavras que começam com uma letra específica. Essa atividade estimula a criatividade e a construção de narrativas. Habilidade BNCC: EF15LP05.

9. Alfabeto em Família

Os alunos devem trazer objetos de casa que comecem com cada letra do alfabeto e apresentá-los para a turma. Essa atividade promove a interação e a aprendizagem contextualizada. Habilidade BNCC: EF15LP06.

10. Cartazes do Alfabeto

Os alunos podem criar cartazes com as letras do alfabeto e colar imagens de objetos que começam com cada letra. Essa atividade estimula a criatividade e a organização visual. Habilidade BNCC: EF15LP07.