15 Ideias de Atividades (BNCC) 9º ano artes

1. Criação de um Mural Artístico

Os alunos podem criar um mural coletivo que represente a diversidade cultural brasileira. Essa atividade estimula a colaboração e a expressão artística, permitindo que cada aluno contribua com sua visão. A habilidade BNCC correspondente é EF15AR01, que aborda a valorização da diversidade cultural nas artes.

2. Análise de Obras de Arte

Proponha que os alunos escolham uma obra de arte famosa e realizem uma análise crítica, considerando aspectos como técnica, estilo e contexto histórico. Essa atividade desenvolve o olhar crítico e a apreciação estética, alinhando-se à habilidade EF15AR02, que trata da análise de diferentes produções artísticas.

3. Produção de Vídeo Arte

Os alunos podem criar um vídeo que explore um tema artístico de sua escolha, utilizando técnicas de edição e efeitos visuais. Essa atividade incentiva a criatividade e o uso de novas mídias, atendendo à habilidade EF15AR03, que envolve a utilização de diferentes linguagens artísticas.

4. Estudo de Movimentos Artísticos

Organize uma pesquisa sobre diferentes movimentos artísticos, como o Impressionismo ou o Modernismo. Os alunos podem apresentar suas descobertas em forma de seminário. Essa atividade está relacionada à habilidade EF15AR04, que envolve a compreensão dos contextos históricos das produções artísticas.

5. Criação de uma Exposição Virtual

Os alunos podem desenvolver uma exposição virtual de suas obras, utilizando plataformas digitais. Essa atividade estimula o uso de tecnologia e a apresentação de trabalhos artísticos, alinhando-se à habilidade EF15AR05, que trata da exposição e circulação de produções artísticas.

6. Oficina de Técnicas de Pintura

Realize uma oficina onde os alunos possam experimentar diferentes técnicas de pintura, como aquarela, óleo e acrílica. Essa atividade promove a prática e o desenvolvimento de habilidades manuais, relacionada à habilidade EF15AR06, que aborda a experimentação de diferentes técnicas artísticas.

7. Criação de um Zine Artístico

Os alunos podem criar um zine que reúna suas produções artísticas e textos sobre arte. Essa atividade estimula a criatividade e a autoexpressão, alinhando-se à habilidade EF15AR07, que envolve a produção de textos e imagens em diferentes formatos.

8. Performance Art

Proponha que os alunos desenvolvam uma performance artística que aborde um tema social relevante. Essa atividade estimula a reflexão crítica e a expressão corporal, relacionada à habilidade EF15AR08, que trata da performance como forma de expressão artística.

9. Criação de Esculturas com Materiais Recicláveis

Os alunos podem utilizar materiais recicláveis para criar esculturas, promovendo a consciência ambiental e a criatividade. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15AR09, que envolve a utilização de diferentes materiais na produção artística.

10. Estudo e Criação de Cartazes de Divulgação

Os alunos podem estudar cartazes de campanhas sociais e, em seguida, criar seus próprios cartazes para promover uma causa que considerem importante. Essa atividade desenvolve a comunicação visual e está relacionada à habilidade EF15AR10, que aborda a criação de peças gráficas.