15 Ideias de Atividades (BNCC) de espanhol ensino fundamental

1. Jogo de Vocabulário em Duplas

Os alunos serão divididos em duplas e receberão cartões com palavras em espanhol. Cada dupla deve criar frases utilizando as palavras sorteadas, promovendo a prática da construção de frases e a ampliação do vocabulário. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15LP01 da BNCC, que aborda a produção de textos orais e escritos.

2. Teatro de Fantoches

Os alunos criarão fantoches e desenvolverão uma pequena peça em espanhol. Essa atividade estimula a criatividade e a prática da língua de forma lúdica. A habilidade EF15LP02 da BNCC é contemplada, pois envolve a produção e a interpretação de textos orais.

3. Caça-Palavras Temático

Os alunos participarão de um caça-palavras com vocabulário relacionado a temas estudados, como animais, cores e alimentos. Essa atividade ajuda na fixação do vocabulário e está alinhada à habilidade EF15LP03, que trata do reconhecimento de palavras em diferentes contextos.

4. Entrevista com um Nativo

Organizar uma videoconferência com um falante nativo de espanhol, onde os alunos poderão fazer perguntas e praticar a conversação. Essa atividade promove a interação e está alinhada à habilidade EF15LP04, que envolve a compreensão e produção de diálogos.

5. Criação de um Blog em Espanhol

Os alunos criarão um blog onde poderão escrever sobre temas de interesse em espanhol. Essa atividade estimula a escrita e a pesquisa, alinhando-se à habilidade EF15LP05, que trata da produção de textos em diferentes formatos.

6. Música e Letra

Os alunos escolherão uma música em espanhol, analisarão a letra e discutirão seu significado. Em seguida, poderão criar uma apresentação sobre a música. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15LP06, que envolve a análise de textos orais e escritos.

7. Jogo de Perguntas e Respostas

Os alunos participarão de um jogo de perguntas e respostas sobre cultura hispânica, utilizando o espanhol. Essa atividade promove o conhecimento cultural e está alinhada à habilidade EF15LP07, que aborda a compreensão de diferentes culturas.

8. Produção de Vídeos

Os alunos criarão vídeos curtos em espanhol sobre temas estudados, utilizando ferramentas digitais. Essa atividade estimula a criatividade e a prática oral, alinhando-se à habilidade EF15LP08, que envolve a produção de textos multimídia.

9. Leitura de Contos em Espanhol

Os alunos farão a leitura de contos em espanhol e discutirão os personagens e a moral da história. Essa atividade promove a compreensão de textos literários e está alinhada à habilidade EF15LP09, que trata da interpretação de textos literários.

10. Jogo de Role-Playing

Os alunos participarão de um jogo de role-playing onde representarão situações do cotidiano em espanhol. Essa atividade estimula a prática oral e a interação social, alinhando-se à habilidade EF15LP10, que envolve a produção de diálogos em contextos variados.