15 Ideias de Atividades (BNCC) berçário 1

1. Brincadeira com Cores

Uma atividade que envolve a exploração de cores é fundamental para o desenvolvimento da percepção visual das crianças. Os professores podem utilizar materiais como tintas, papéis coloridos e objetos de diferentes tonalidades. A habilidade BNCC correspondente é EI03CG03, que aborda a identificação e a utilização de cores em diferentes contextos.

2. Jogo de Sons

Estimular a audição é essencial para o desenvolvimento cognitivo. Os educadores podem criar um jogo onde as crianças devem identificar sons de instrumentos musicais ou sons da natureza. Essa atividade está alinhada à habilidade EI03CG04, que envolve a exploração de sons e ritmos.

3. Contação de Histórias

A contação de histórias é uma prática que desenvolve a linguagem e a imaginação. Os professores podem utilizar fantoches ou livros ilustrados para tornar a atividade mais interativa. Essa prática está relacionada à habilidade EI03LP01, que trata da apreciação e da produção de narrativas.

4. Atividades com Massinha

Manipular massinha de modelar ajuda no desenvolvimento motor das crianças. Os educadores podem propor que os alunos criem formas ou personagens, estimulando a criatividade e a coordenação motora. A habilidade BNCC correspondente é EI03EF01, que envolve a exploração de diferentes materiais.

5. Dança das Cadeiras

Esse jogo clássico é uma ótima maneira de trabalhar a coordenação e o ritmo. Os professores podem tocar músicas e, quando a música parar, as crianças devem encontrar uma cadeira. Essa atividade se relaciona à habilidade EI03EF02, que aborda a expressão corporal e a dança.

6. Pintura com os Dedos

A pintura com os dedos é uma atividade sensorial que permite que as crianças explorem texturas e cores. Os educadores podem disponibilizar papéis grandes e tintas, incentivando a livre expressão. A habilidade correspondente é EI03CG02, que envolve a criação artística.

7. Caça ao Tesouro

Organizar uma caça ao tesouro dentro da sala de aula ou no pátio da escola é uma maneira divertida de trabalhar a observação e a resolução de problemas. Os professores podem criar pistas que levem as crianças a diferentes locais. Essa atividade está alinhada à habilidade EI03MT01, que trata da exploração de espaços e objetos.

8. Jogos de Encaixe

Os jogos de encaixe são excelentes para desenvolver a lógica e a coordenação motora. Os educadores podem disponibilizar brinquedos que estimulem essa habilidade, como blocos de montar. A habilidade BNCC correspondente é EI03MT02, que envolve a exploração de formas e tamanhos.

9. Atividades com Água

Brincar com água é uma atividade que encanta as crianças e promove a aprendizagem sobre propriedades físicas. Os professores podem organizar atividades de transferência de água com copos e recipientes. Essa prática está relacionada à habilidade EI03CN01, que aborda a exploração de fenômenos naturais.

10. Jogo de Imitar Animais

Imitar os sons e movimentos de diferentes animais é uma atividade lúdica que estimula a criatividade e a expressão corporal. Os educadores podem propor que as crianças imitem seus animais favoritos, promovendo a interação. A habilidade correspondente é EI03EF03, que envolve a expressão e a representação de diferentes seres vivos.