15 Ideias de Atividades (BNCC) educação física 6º ano

1. Jogo de Queimada

O jogo de queimada é uma atividade clássica que promove a agilidade e o trabalho em equipe. Os alunos são divididos em duas equipes, e o objetivo é eliminar os jogadores do time adversário, acertando-os com a bola. Essa atividade estimula a coordenação motora e a estratégia de grupo. A habilidade BNCC correspondente é EF15EF01.

2. Circuito de Obstáculos

Montar um circuito de obstáculos é uma excelente forma de trabalhar a resistência e a força dos alunos. Utilize cones, cordas e outros materiais para criar desafios que os alunos devem superar. Essa atividade pode ser adaptada para diferentes níveis de habilidade, e a habilidade BNCC correspondente é EF15EF02.

3. Dança das Cadeiras

A dança das cadeiras é uma atividade divertida que combina música e movimento. Os alunos dançam ao redor de cadeiras dispostas em círculo e, quando a música para, devem sentar-se rapidamente. Essa atividade desenvolve o ritmo e a coordenação, além de promover a interação social. A habilidade BNCC correspondente é EF15EF03.

4. Vôlei Adaptado

O vôlei adaptado é uma forma inclusiva de introduzir os alunos ao esporte. Com regras simplificadas e uma rede mais baixa, todos podem participar e se divertir. Essa atividade ajuda a desenvolver habilidades como o trabalho em equipe e a comunicação. A habilidade BNCC correspondente é EF15EF04.

5. Corrida de Revezamento

A corrida de revezamento é uma atividade que estimula a velocidade e a colaboração entre os alunos. Forme equipes e defina um percurso onde cada aluno deve correr uma parte. Essa atividade é excelente para trabalhar a resistência e a disciplina. A habilidade BNCC correspondente é EF15EF05.

6. Jogos de Tabuleiro Gigantes

Transformar jogos de tabuleiro em atividades físicas é uma maneira criativa de ensinar conceitos matemáticos e de estratégia. Os alunos podem se movimentar pelo tabuleiro gigante, realizando ações físicas em cada casa. A habilidade BNCC correspondente é EF15EF06.

7. Atividades de Alongamento

Iniciar as aulas com atividades de alongamento é fundamental para prevenir lesões e preparar o corpo para a prática esportiva. Ensine os alunos a realizar alongamentos de forma correta, focando em diferentes grupos musculares. A habilidade BNCC correspondente é EF15EF07.

8. Futebol em Pequenos Grupos

O futebol em pequenos grupos permite que todos os alunos tenham mais oportunidades de tocar na bola e participar do jogo. Organize partidas em campos menores e com menos jogadores, promovendo a inclusão e o desenvolvimento de habilidades técnicas. A habilidade BNCC correspondente é EF15EF08.

9. Caça ao Tesouro

A caça ao tesouro é uma atividade que combina movimento e raciocínio. Os alunos devem seguir pistas e realizar desafios físicos para encontrar o tesouro escondido. Essa atividade estimula a criatividade e o trabalho em equipe. A habilidade BNCC correspondente é EF15EF09.

10. Atividades com Bola de Gude

As atividades com bola de gude, como o “jogo da velha” em grande escala, podem ser uma forma divertida de trabalhar a coordenação motora e a estratégia. Os alunos podem se movimentar para posicionar as bolas e formar linhas. A habilidade BNCC correspondente é EF15EF10.