15 Ideias de Atividades (BNCC) de ciências sobre a importância da água

1. Experimento da Filtração da Água

Os alunos podem realizar um experimento simples para entender o processo de filtração da água. Para isso, eles precisarão de materiais como areia, carvão ativado e um recipiente. A atividade envolve a construção de um filtro caseiro e a observação da água antes e depois do processo de filtração. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC de Ciências (EF05CI03), que aborda a importância da água potável e os métodos de purificação.

2. Mapa da Distribuição da Água no Planeta

Os alunos podem criar um mapa ilustrativo que mostre a distribuição da água no planeta, destacando os oceanos, rios e lagos. Essa atividade pode ser feita em grupos, onde cada grupo pesquisa uma parte específica do mapa. A atividade está relacionada à habilidade BNCC (EF05CI01), que trata sobre a água como recurso natural e sua distribuição.

3. Debate sobre a Conservação da Água

Promover um debate em sala de aula sobre a importância da conservação da água é uma excelente maneira de engajar os alunos. Eles podem pesquisar e apresentar argumentos sobre como economizar água em casa e na escola. Essa atividade se alinha à habilidade BNCC (EF05CI04), que discute a relação entre o ser humano e os recursos naturais.

4. Criação de Cartazes Educativos

Os alunos podem criar cartazes educativos que abordem a importância da água e dicas de como economizá-la. Os cartazes podem ser expostos na escola para conscientizar a comunidade escolar. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC (EF05CI05), que incentiva a produção de materiais informativos sobre temas ambientais.

5. Experiência com Ciclo da Água

Realizar uma experiência que simule o ciclo da água pode ser muito didático. Os alunos podem usar uma jarra com água, um prato e um plástico filme para observar a evaporação e a condensação. Essa atividade se relaciona à habilidade BNCC (EF05CI02), que explora os fenômenos naturais e suas interações.

6. Jogo de Perguntas e Respostas

Os alunos podem participar de um jogo de perguntas e respostas sobre a água, abordando temas como sua importância, ciclo e conservação. O jogo pode ser feito em grupos e pode incluir prêmios para os vencedores. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC (EF05CI06), que envolve a pesquisa e a troca de informações sobre ciências.

7. Visita a uma Estação de Tratamento de Água

Organizar uma visita a uma estação de tratamento de água pode proporcionar uma experiência prática e enriquecedora. Os alunos poderão ver de perto como a água é tratada e purificada. Essa atividade se alinha à habilidade BNCC (EF05CI03), que discute os processos de purificação da água.

8. Produção de Vídeos Educativos

Os alunos podem criar vídeos educativos sobre a importância da água e como preservá-la. Eles podem usar recursos como animações e entrevistas. Essa atividade está relacionada à habilidade BNCC (EF05CI05), que incentiva a produção de conteúdos informativos e criativos.

9. Experiência de Crescimento de Plantas com Diferentes Quantidades de Água

Os alunos podem realizar um experimento onde plantas são regadas com diferentes quantidades de água para observar o impacto no crescimento. Essa atividade se alinha à habilidade BNCC (EF05CI02), que explora a relação entre os seres vivos e o meio ambiente.

10. Criação de um Diário da Água

Os alunos podem manter um diário onde registram o uso da água em suas casas durante uma semana. Eles podem refletir sobre hábitos e propor mudanças. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC (EF05CI04), que discute a relação do ser humano com os recursos naturais.