15 Ideias de Atividades (BNCC) Ensino Fundamental I

1. Jogo da Memória com Palavras-Chave

Uma atividade que estimula a memorização e o vocabulário dos alunos é o jogo da memória. Os professores podem criar cartas com palavras-chave relacionadas a temas estudados, como ciências, matemática ou literatura. Os alunos devem encontrar os pares correspondentes, promovendo a interação e o aprendizado. Habilidade BNCC: EF15LP01.

2. Criação de Histórias em Quadrinhos

Os alunos podem desenvolver suas habilidades narrativas criando histórias em quadrinhos. Essa atividade permite que eles expressem sua criatividade e compreendam a estrutura de uma narrativa. Os professores podem orientar os alunos a incluir elementos como personagens, enredo e diálogos. Habilidade BNCC: EF15LP02.

3. Experimentos Científicos Simples

Realizar experimentos científicos simples em sala de aula pode despertar o interesse dos alunos pela ciência. Os professores podem propor atividades como a criação de vulcões de bicarbonato de sódio ou a observação do crescimento de plantas. Essas experiências práticas ajudam os alunos a entender conceitos científicos de forma lúdica. Habilidade BNCC: EF02CI01.

4. Teatro de Fantoches

O teatro de fantoches é uma excelente maneira de trabalhar a expressão oral e a criatividade. Os alunos podem criar seus próprios fantoches e desenvolver pequenas peças teatrais, abordando temas relevantes do currículo. Essa atividade também promove o trabalho em equipe e a empatia. Habilidade BNCC: EF15LP03.

5. Caça ao Tesouro Literário

Uma caça ao tesouro literário pode ser uma forma divertida de incentivar a leitura. Os professores podem criar pistas baseadas em livros ou autores estudados, levando os alunos a explorar diferentes obras. Essa atividade estimula a curiosidade e o gosto pela leitura. Habilidade BNCC: EF15LP04.

6. Produção de Vídeos Educativos

Os alunos podem ser desafiados a produzir vídeos educativos sobre temas abordados em sala de aula. Essa atividade estimula a pesquisa, a organização de ideias e a apresentação oral. Os professores podem utilizar plataformas digitais para compartilhar os vídeos com a comunidade escolar. Habilidade BNCC: EF15LP05.

7. Mapa Conceitual em Grupo

A construção de mapas conceituais em grupo permite que os alunos organizem e relacionem informações de forma visual. Os professores podem propor temas específicos e orientar os alunos na elaboração dos mapas, promovendo a colaboração e o raciocínio crítico. Habilidade BNCC: EF02HI01.

8. Oficina de Artes com Reciclagem

Uma oficina de artes utilizando materiais recicláveis pode ser uma atividade enriquecedora. Os alunos podem criar obras de arte, promovendo a consciência ambiental e a criatividade. Os professores podem discutir a importância da reciclagem e do consumo consciente. Habilidade BNCC: EF15AR01.

9. Debate sobre Temas Sociais

Promover debates sobre temas sociais atuais pode desenvolver o pensamento crítico dos alunos. Os professores podem escolher assuntos relevantes e dividir a turma em grupos para discutir diferentes pontos de vista. Essa atividade estimula a argumentação e o respeito às opiniões alheias. Habilidade BNCC: EF15LP06.

10. Criação de um Jornal Escolar

A produção de um jornal escolar é uma atividade que envolve pesquisa, escrita e trabalho em equipe. Os alunos podem entrevistar colegas e professores, escrever artigos e criar seções variadas. Essa atividade desenvolve habilidades de comunicação e organização. Habilidade BNCC: EF15LP07.

11. Jogo de Tabuleiro Educativo

Os alunos podem criar jogos de tabuleiro educativos sobre temas estudados. Essa atividade estimula a criatividade e o trabalho em grupo, além de proporcionar uma forma lúdica de revisão de conteúdos. Os professores podem orientar os alunos na elaboração das regras e do design do jogo. Habilidade BNCC: EF15LP08.

12. Roda de Leitura

A roda de leitura é uma atividade que promove a troca de experiências literárias entre os alunos. Os professores podem incentivar os alunos a trazerem livros de casa e compartilharem suas histórias favoritas, desenvolvendo a oralidade e o gosto pela leitura. Habilidade BNCC: EF15LP09.

13. Experiência de Cozinha

Realizar uma experiência de cozinha pode ser uma forma divertida de ensinar matemática e ciências. Os alunos podem seguir receitas, medir ingredientes e observar reações químicas durante o preparo. Essa atividade promove o aprendizado prático e a colaboração. Habilidade BNCC: EF02MA01.

14. Criação de um Blog Escolar

Os alunos podem ser incentivados a criar um blog escolar, onde podem compartilhar suas experiências, reflexões e produções. Essa atividade desenvolve habilidades de escrita e comunicação, além de promover a inclusão digital. Habilidade BNCC: EF15LP10.

15. Visitas Virtuais a Museus

Com o uso da tecnologia, os alunos podem realizar visitas virtuais a museus e exposições. Os professores podem selecionar instituições que abordem temas relevantes e promover discussões sobre as obras e exposições visitadas. Essa atividade amplia o conhecimento cultural dos alunos. Habilidade BNCC: EF15AR02.