15 Ideias de Atividades (BNCC) de Leitura Compartilhada

1. Leitura em Dupla

Uma atividade que promove a leitura em dupla, onde os alunos se revezam na leitura de um texto. Essa prática estimula a compreensão e a fluência. Os alunos podem escolher um livro ou um conto que seja de interesse mútuo. Habilidade BNCC: EF15LP01.

2. Roda de Leitura

Nesta atividade, os alunos se sentam em círculo e leem um trecho de um livro em voz alta. Após a leitura, cada aluno pode compartilhar suas impressões sobre o texto. Essa dinâmica favorece a troca de ideias e a interpretação crítica. Habilidade BNCC: EF15LP02.

3. Leitura Dramática

Os alunos escolhem um texto teatral e fazem a leitura encenada. Essa atividade não só desenvolve a habilidade de leitura, mas também a expressão oral e a interpretação. Habilidade BNCC: EF15LP03.

4. Criação de Resumos

Após a leitura de um texto, os alunos devem criar um resumo em grupo. Essa atividade ajuda a sintetizar as informações e a desenvolver a habilidade de escrita. Habilidade BNCC: EF15LP04.

5. Debate Literário

Após a leitura de um livro, os alunos participam de um debate onde discutem os temas abordados na obra. Essa atividade estimula o pensamento crítico e a argumentação. Habilidade BNCC: EF15LP05.

6. Leitura e Ilustração

Os alunos leem um texto e, em seguida, criam ilustrações que representem as partes mais importantes da história. Essa atividade integra a leitura com a expressão artística. Habilidade BNCC: EF15LP06.

7. Jogo de Perguntas

Após a leitura de um texto, os alunos criam perguntas sobre o conteúdo e jogam um quiz em grupos. Essa atividade promove a compreensão e a retenção do que foi lido. Habilidade BNCC: EF15LP07.

8. Diário de Leitura

Cada aluno mantém um diário onde registra suas impressões e reflexões sobre os textos lidos. Essa prática incentiva a escrita reflexiva e a autoanálise. Habilidade BNCC: EF15LP08.

9. Leitura em Voz Alta com Música

Os alunos leem um texto em voz alta enquanto escutam uma música que combine com o tema. Essa atividade cria uma atmosfera envolvente e ajuda na interpretação do texto. Habilidade BNCC: EF15LP09.

10. Criação de Book Trailers

Após a leitura de um livro, os alunos produzem um book trailer, utilizando recursos audiovisuais para apresentar a obra. Essa atividade estimula a criatividade e a tecnologia. Habilidade BNCC: EF15LP10.

11. Leitura de Poemas

Os alunos leem e analisam poemas, discutindo os sentimentos e as imagens que as palavras evocam. Essa atividade desenvolve a sensibilidade literária e a interpretação. Habilidade BNCC: EF15LP11.

12. Leitura e Produção de Cartazes

Após a leitura de um texto informativo, os alunos criam cartazes que sintetizam as informações principais. Essa atividade estimula a criatividade e a comunicação visual. Habilidade BNCC: EF15LP12.

13. Leitura de Histórias em Quadrinhos

Os alunos leem histórias em quadrinhos e discutem a narrativa visual e textual. Essa atividade é uma forma divertida de trabalhar a leitura e a interpretação. Habilidade BNCC: EF15LP13.

14. Leitura e Criação de Fábulas

Após a leitura de fábulas clássicas, os alunos são desafiados a criar suas próprias fábulas, incorporando lições morais. Essa atividade estimula a criatividade e a moralidade. Habilidade BNCC: EF15LP14.

15. Leitura e Análise de Crônicas

Os alunos leem crônicas e analisam o estilo do autor, discutindo como o cotidiano é abordado. Essa atividade desenvolve a crítica social e a interpretação literária. Habilidade BNCC: EF15LP15.