15 Ideias de Atividades (BNCC) sobre Barroco

1. Análise de Obras de Arte Barroca

Os alunos podem escolher uma obra de arte barroca e realizar uma análise detalhada, considerando elementos como a luz, a sombra, as cores e as emoções que a obra transmite. Essa atividade pode ser realizada em grupos, promovendo a discussão e a troca de ideias. Habilidade BNCC: ARTE (EF15AR01).

2. Criação de um Diário de Bordo Barroco

Os estudantes devem criar um diário de bordo onde registram suas impressões sobre o Barroco, incluindo informações sobre artistas, obras e características do período. Essa atividade estimula a pesquisa e a reflexão crítica. Habilidade BNCC: HISTÓRIA (EF09HI03).

3. Montagem de um Painel Temático

Os alunos podem montar um painel temático sobre o Barroco, incluindo imagens, textos e curiosidades sobre o período. Essa atividade pode ser feita em grupos e apresentada para a turma, promovendo a colaboração e o trabalho em equipe. Habilidade BNCC: ARTES (EF15AR02).

4. Estudo de Poemas Barrocos

Os estudantes devem ler e analisar poemas de autores barrocos, como Gregório de Matos, e discutir os temas abordados, como a religiosidade e a crítica social. Essa atividade pode incluir a produção de um poema inspirado no estilo barroco. Habilidade BNCC: LÍNGUA PORTUGUESA (EF15LP01).

5. Representação Teatral de uma Cena Barroca

Os alunos podem escolher uma cena de uma obra literária ou teatral barroca e encená-la. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão artística, além de promover o trabalho em grupo. Habilidade BNCC: ARTES (EF15AR03).

6. Debate sobre a Influência do Barroco na Atualidade

Promova um debate em sala sobre como as características do Barroco ainda influenciam a arte e a cultura contemporânea. Os alunos podem pesquisar e apresentar exemplos atuais que dialogam com o Barroco. Habilidade BNCC: FILOSOFIA (EF15FI01).

7. Criação de uma Linha do Tempo do Barroco

Os alunos devem criar uma linha do tempo destacando os principais eventos e artistas do período barroco. Essa atividade ajuda a contextualizar o Barroco dentro da história da arte e da literatura. Habilidade BNCC: HISTÓRIA (EF09HI01).

8. Produção de um Vídeo sobre o Barroco

Os estudantes podem produzir um vídeo explicativo sobre o Barroco, abordando suas características e principais artistas. Essa atividade estimula o uso de tecnologias e a criatividade. Habilidade BNCC: LÍNGUA PORTUGUESA (EF15LP02).

9. Análise de Músicas Barrocas

Os alunos devem ouvir e analisar composições musicais do período barroco, discutindo os instrumentos utilizados e as características da música barroca. Essa atividade pode incluir a apresentação de uma música barroca para a turma. Habilidade BNCC: MÚSICA (EF15MU01).

10. Visita Virtual a Museus com Obras Barrocas

Os estudantes podem realizar uma visita virtual a museus que possuem obras barrocas, como o Museu do Louvre. Após a visita, devem elaborar um relatório com suas impressões e aprendizados. Habilidade BNCC: HISTÓRIA (EF09HI02).

11. Criação de Cartazes sobre Artistas Barrocos

Os alunos podem pesquisar sobre artistas barrocos, como Caravaggio e Bernini, e criar cartazes informativos que serão expostos na sala de aula. Essa atividade estimula a pesquisa e a criatividade. Habilidade BNCC: ARTES (EF15AR04).

12. Estudo Comparativo entre Barroco e Rococó

Os estudantes devem realizar um estudo comparativo entre as características do Barroco e do Rococó, apresentando suas conclusões em um seminário. Essa atividade promove a análise crítica e a argumentação. Habilidade BNCC: HISTÓRIA (EF09HI04).

13. Criação de uma História em Quadrinhos sobre o Barroco

Os alunos podem criar uma história em quadrinhos que retrate aspectos do Barroco, como a vida cotidiana ou eventos históricos do período. Essa atividade estimula a criatividade e a narrativa visual. Habilidade BNCC: LÍNGUA PORTUGUESA (EF15LP03).

14. Discussão sobre a Arquitetura Barroca

Promova uma discussão sobre as características da arquitetura barroca, analisando exemplos de igrejas e palácios. Os alunos podem pesquisar e apresentar um projeto de uma construção barroca fictícia. Habilidade BNCC: GEOGRAFIA (EF15GE01).

15. Criação de um Blog sobre o Barroco

Os estudantes podem criar um blog onde compartilham suas pesquisas e reflexões sobre o Barroco, incluindo textos, imagens e vídeos. Essa atividade estimula a escrita e o uso de plataformas digitais. Habilidade BNCC: LÍNGUA PORTUGUESA (EF15LP04).