15 Ideias de Atividades (BNCC) Educação Física para Ensino Fundamental

1. Jogo da Memória com Esportes

Essa atividade consiste em criar um jogo da memória utilizando cartões que representam diferentes esportes e suas regras. Os alunos devem encontrar os pares correspondentes, promovendo o aprendizado sobre as modalidades esportivas. Habilidade BNCC: EF15EF01.

2. Circuito de Atividades Físicas

Organize um circuito com diferentes estações, onde os alunos realizam atividades como saltos, corridas e exercícios de força. Essa dinâmica estimula a prática de várias habilidades motoras e a cooperação entre os alunos. Habilidade BNCC: EF15EF02.

3. Dança das Cadeiras com Temática Esportiva

Modifique o tradicional jogo da dança das cadeiras, utilizando músicas relacionadas a esportes. Quando a música parar, os alunos devem se posicionar em uma cadeira e realizar um movimento de um esporte específico. Habilidade BNCC: EF15EF03.

4. Criação de Coreografias em Grupo

Os alunos devem se dividir em grupos e criar uma coreografia que represente um esporte ou atividade física. Essa atividade estimula a criatividade e o trabalho em equipe, além de promover o conhecimento sobre diferentes modalidades. Habilidade BNCC: EF15EF04.

5. Torneio de Mini-Esportes

Realize um torneio com mini-versões de esportes como futebol, basquete e vôlei. Os alunos podem participar em equipes, promovendo a competição saudável e o aprendizado das regras de cada esporte. Habilidade BNCC: EF15EF05.

6. Atividades de Alongamento e Relaxamento

Ensine os alunos sobre a importância do alongamento e do relaxamento após a prática de atividades físicas. Realize uma sessão de alongamento guiada, explicando os benefícios para o corpo. Habilidade BNCC: EF15EF06.

7. Caça ao Tesouro Esportivo

Organize uma caça ao tesouro onde os alunos devem encontrar objetos relacionados a diferentes esportes. Cada objeto encontrado deve ser associado a uma regra ou curiosidade sobre o esporte correspondente. Habilidade BNCC: EF15EF07.

8. Jogos Tradicionais Adaptados

Adapte jogos tradicionais como queimada ou pega-pega, incorporando elementos de diferentes esportes. Essa atividade promove a inclusão e a adaptação de regras, além de estimular a atividade física. Habilidade BNCC: EF15EF08.

9. Apresentação de Modalidades Esportivas

Os alunos podem pesquisar e apresentar diferentes modalidades esportivas, explicando suas regras e características. Essa atividade estimula a pesquisa e o compartilhamento de conhecimento entre os alunos. Habilidade BNCC: EF15EF09.

10. Jogos de Tabuleiro sobre Esportes

Crie um jogo de tabuleiro que envolva perguntas e desafios sobre esportes. Os alunos podem jogar em grupos, promovendo a interação e o aprendizado de forma lúdica. Habilidade BNCC: EF15EF10.