15 Ideias de Atividades (BNCC) de Dança Ensino Médio

1. Dança e Cultura: Pesquisa e Apresentação

Nesta atividade, os alunos devem pesquisar diferentes estilos de dança de várias culturas ao redor do mundo. Eles podem escolher um estilo específico, como o Flamenco, o Ballet ou a Dança de Salão, e preparar uma apresentação que inclua a história, os principais movimentos e a vestimenta típica. Essa atividade está alinhada com a habilidade BNCC EF15AR02, que aborda a apreciação e a análise de diferentes manifestações artísticas.

2. Criação de Coreografias em Grupo

Os alunos serão divididos em grupos e desafiados a criar uma coreografia original que represente um tema específico, como a natureza ou a diversidade cultural. Eles devem considerar a música, os movimentos e a narrativa da dança. Essa atividade se relaciona com a habilidade BNCC EF15AR03, que incentiva a criação e a interpretação de danças.

3. Dança e Emoção: Expressão Corporal

Os alunos devem explorar como diferentes emoções podem ser expressas através da dança. Cada aluno escolherá uma emoção (como alegria, tristeza ou raiva) e criará uma sequência de movimentos que a represente. Essa atividade está alinhada com a habilidade BNCC EF15AR04, que trata da expressão e da comunicação por meio da dança.

4. Estudo de Danças Tradicionais Brasileiras

Os alunos devem pesquisar e apresentar danças tradicionais brasileiras, como o Frevo, o Forró e a Capoeira. Eles podem incluir uma demonstração prática e discutir a importância cultural dessas danças. Essa atividade se relaciona com a habilidade BNCC EF15AR05, que aborda a valorização das manifestações culturais brasileiras.

5. Dança e Tecnologia: Vídeo Criativo

Nesta atividade, os alunos usarão ferramentas digitais para criar um vídeo que mostre uma coreografia original. Eles devem considerar a edição, a trilha sonora e os efeitos visuais. Essa atividade está alinhada com a habilidade BNCC EF15AR06, que incentiva a utilização de tecnologias na criação artística.

6. Dança e Literatura: Interpretação de Poemas

Os alunos escolherão um poema e criarão uma coreografia que interprete o texto. Eles devem considerar o ritmo, a emoção e a mensagem do poema. Essa atividade se relaciona com a habilidade BNCC EF15AR07, que promove a relação entre diferentes linguagens artísticas.

7. Dança e História: Contextualização de Estilos

Os alunos farão uma pesquisa sobre a evolução de um estilo de dança ao longo da história, apresentando como fatores sociais e culturais influenciaram seu desenvolvimento. Essa atividade está alinhada com a habilidade BNCC EF15AR08, que aborda a relação entre arte e contexto histórico.

8. Dança e Saúde: Benefícios do Movimento

Os alunos investigarão os benefícios da dança para a saúde física e mental. Eles podem criar uma apresentação ou um cartaz informativo sobre como a dança pode ser uma forma de exercício e expressão emocional. Essa atividade se relaciona com a habilidade BNCC EF15AR09, que discute a importância da atividade física.

9. Dança e Inclusão: Acessibilidade na Dança

Nesta atividade, os alunos devem pesquisar e discutir como a dança pode ser inclusiva para pessoas com deficiência. Eles podem criar uma apresentação ou um projeto que promova a acessibilidade nas atividades de dança. Essa atividade está alinhada com a habilidade BNCC EF15AR10, que aborda a diversidade e a inclusão nas práticas artísticas.

10. Dança e Performance: Apresentação Final

Os alunos organizarão uma apresentação final onde mostrarão as coreografias criadas ao longo do semestre. Eles devem considerar aspectos como figurino, iluminação e interação com o público. Essa atividade se relaciona com a habilidade BNCC EF15AR11, que incentiva a apresentação e a apreciação de performances artísticas.