15 Ideias de Atividades (BNCC) de Inglês sobre Números

1. Jogo da Memória com Números

Crie um jogo da memória utilizando cartões com números em inglês. Os alunos devem encontrar os pares correspondentes, promovendo a memorização e a associação entre o número e sua representação verbal. Essa atividade pode ser adaptada para diferentes níveis de dificuldade, utilizando números de 1 a 10 inicialmente, e depois expandindo para números maiores. Habilidade BNCC: EF15LP01.

2. Contagem com Objetos

Utilize objetos do cotidiano, como lápis ou blocos, para que os alunos pratiquem a contagem em inglês. Peça que eles contem os objetos em voz alta, ajudando na pronúncia e na familiarização com os números. Essa atividade pode ser realizada em grupos, incentivando a interação. Habilidade BNCC: EF15LP02.

3. Bingo de Números

Organize um jogo de bingo onde os alunos devem marcar os números que são chamados em inglês. Essa atividade é divertida e ajuda a reforçar a escuta e a compreensão auditiva dos números em inglês. É possível criar cartelas personalizadas com diferentes combinações de números. Habilidade BNCC: EF15LP03.

4. Música dos Números

Ensine uma música que envolva números em inglês. As canções ajudam na memorização e tornam o aprendizado mais leve e divertido. Após a apresentação da música, os alunos podem criar suas próprias letras utilizando os números que aprenderam. Habilidade BNCC: EF15LP04.

5. Atividade de Desenho e Contagem

Peça aos alunos que desenhem uma cena que inclua diferentes quantidades de objetos, como 3 árvores ou 5 pássaros. Depois, eles devem apresentar seus desenhos para a turma, descrevendo em inglês quantos objetos cada um contém. Habilidade BNCC: EF15LP05.

6. Jogo de Adivinhação de Números

Desenvolva um jogo onde um aluno pensa em um número entre 1 e 10 e os outros devem fazer perguntas para adivinhar qual é. Essa atividade estimula o uso da língua inglesa em um contexto lúdico e interativo. Habilidade BNCC: EF15LP06.

7. Cartazes de Números

Os alunos podem criar cartazes que representem números em inglês, utilizando desenhos e colagens. Esses cartazes podem ser expostos na sala de aula, criando um ambiente de aprendizado visual e colaborativo. Habilidade BNCC: EF15LP07.

8. Contagem Regressiva

Realize uma contagem regressiva em inglês para eventos especiais, como o aniversário de um aluno ou uma apresentação. Essa atividade ajuda a praticar a contagem de forma dinâmica e contextualizada. Habilidade BNCC: EF15LP08.

9. Jogos de Tabuleiro com Números

Crie um jogo de tabuleiro onde os alunos devem avançar casas ao responder corretamente a perguntas sobre números em inglês. Essa atividade promove o aprendizado de forma lúdica e competitiva. Habilidade BNCC: EF15LP09.

10. Histórias em Quadrinhos com Números

Os alunos podem criar histórias em quadrinhos que envolvam números, utilizando diálogos em inglês. Essa atividade estimula a criatividade e a prática da língua de forma divertida. Habilidade BNCC: EF15LP10.

11. Caça ao Tesouro de Números

Organize uma caça ao tesouro onde os alunos devem encontrar objetos numerados em inglês. Cada objeto encontrado pode ter uma pista que leva ao próximo, incentivando a colaboração e o uso da língua. Habilidade BNCC: EF15LP11.

12. Flashcards de Números

Utilize flashcards com números em inglês para realizar atividades de reconhecimento e pronúncia. Os alunos podem trabalhar em pares, praticando a leitura e a escuta. Habilidade BNCC: EF15LP12.

13. Atividade de Classificação

Peça aos alunos que classifiquem objetos em grupos de acordo com a quantidade, utilizando os números em inglês para descrever cada grupo. Essa atividade ajuda a desenvolver habilidades de contagem e comparação. Habilidade BNCC: EF15LP13.

14. Quiz de Números

Realize um quiz interativo onde os alunos devem responder perguntas sobre números em inglês. Isso pode ser feito em formato digital ou em papel, promovendo a competição saudável e o aprendizado. Habilidade BNCC: EF15LP14.

15. Criação de Jogos Digitais

Incentive os alunos a criar jogos digitais simples que envolvam números em inglês, utilizando plataformas educativas. Essa atividade estimula o uso da tecnologia e a aplicação prática do aprendizado. Habilidade BNCC: EF15LP15.