15 Ideias de Atividades (BNCC) sobre Ciências

1. Experimentos com Plantas

Uma atividade prática que envolve o cultivo de diferentes tipos de plantas em condições variadas, como luz, água e solo. Os alunos podem observar o crescimento e desenvolvimento das plantas, registrando suas observações em um diário. Essa atividade está alinhada à habilidade EF02CI03, que envolve a observação de fenômenos naturais.

2. Ciclo da Água

Os alunos podem criar um modelo do ciclo da água utilizando materiais recicláveis. A atividade pode incluir a simulação de evaporação, condensação e precipitação. Essa atividade atende à habilidade EF03CI02, que trata dos ciclos da natureza.

3. Classificação de Animais

Os alunos podem realizar uma pesquisa sobre diferentes grupos de animais, classificando-os em vertebrados e invertebrados. Em seguida, podem apresentar suas descobertas em um mural. Essa atividade está relacionada à habilidade EF04CI01, que envolve a classificação de seres vivos.

4. Experiência com Magnetismo

Os alunos podem explorar o magnetismo utilizando ímãs e objetos do cotidiano. A atividade pode incluir a identificação de materiais que são atraídos por ímãs e a criação de um experimento para testar suas hipóteses. Essa atividade se alinha à habilidade EF05CI03, que aborda as propriedades dos materiais.

5. Observação de Insetos

Os alunos podem sair para observar insetos em seu habitat natural, coletando dados sobre suas características e comportamentos. Eles podem criar um relatório com suas observações e discutir a importância dos insetos no ecossistema. Essa atividade está alinhada à habilidade EF06CI01, que envolve a observação de seres vivos.

6. Construção de Terrários

Os alunos podem construir terrários para entender os ecossistemas. Essa atividade permite que eles observem a interação entre plantas e animais em um ambiente controlado. A atividade se relaciona à habilidade EF07CI02, que trata da interdependência entre os seres vivos.

7. Experimentos com Reações Químicas

Os alunos podem realizar experimentos simples que demonstram reações químicas, como a mistura de vinagre e bicarbonato de sódio. Eles devem registrar suas observações e discutir o que aconteceu. Essa atividade está alinhada à habilidade EF08CI03, que envolve a investigação de reações químicas.

8. Estudo do Sistema Solar

Os alunos podem criar maquetes do sistema solar, representando os planetas e suas características. Essa atividade pode incluir pesquisas sobre a posição dos planetas e suas órbitas. Essa atividade se alinha à habilidade EF09CI01, que trata do sistema solar e seus componentes.

9. Observação do Clima

Os alunos podem acompanhar as condições climáticas ao longo de uma semana, registrando dados como temperatura, umidade e precipitação. Eles podem criar gráficos para visualizar as mudanças. Essa atividade está relacionada à habilidade EF10CI02, que envolve a observação e análise do clima.

10. Criação de um Jornal Científico

Os alunos podem criar um jornal científico onde escrevem sobre suas descobertas em ciências, incluindo experimentos realizados e pesquisas feitas. Essa atividade estimula a comunicação e a escrita científica, alinhando-se à habilidade EF11CI01, que envolve a produção de textos informativos.

11. Estudo sobre Sustentabilidade

Os alunos podem pesquisar sobre práticas sustentáveis e desenvolver um projeto para reduzir o desperdício na escola. Essa atividade promove a consciência ambiental e se alinha à habilidade EF12CI03, que trata da sustentabilidade e do uso consciente dos recursos.

12. Análise de Alimentos

Os alunos podem coletar diferentes tipos de alimentos e analisar seus componentes nutricionais. Eles podem criar um gráfico para representar a quantidade de nutrientes em cada alimento. Essa atividade está relacionada à habilidade EF13CI02, que envolve a análise de alimentos e suas propriedades.

13. Estudo da Biodiversidade Local

Os alunos podem realizar uma expedição para identificar e catalogar a biodiversidade em uma área local, como um parque ou jardim. Eles podem criar um banco de dados com as espécies encontradas. Essa atividade se alinha à habilidade EF14CI01, que trata da biodiversidade e sua importância.

14. Experiência com Sons

Os alunos podem explorar a produção de sons utilizando diferentes instrumentos musicais e objetos do cotidiano. Eles podem investigar como o som se propaga e quais materiais produzem sons diferentes. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15CI03, que envolve a investigação de fenômenos sonoros.

15. Projeto de Reciclagem

Os alunos podem desenvolver um projeto de reciclagem na escola, identificando materiais recicláveis e criando campanhas para conscientizar a comunidade escolar. Essa atividade promove a educação ambiental e se alinha à habilidade EF16CI02, que trata da gestão de resíduos e sua importância.