15 Ideias de Atividades (BNCC) Higiene e Saúde Educação Infantil

1. Jogo da Higiene Pessoal

Os alunos participam de um jogo onde devem identificar os itens de higiene pessoal, como escova de dentes, sabonete e toalha. A atividade pode ser realizada em grupos, onde cada grupo apresenta um item e explica sua importância. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC: EI01ET05.

2. Mural da Saúde

Os alunos criam um mural coletivo com desenhos e recortes sobre hábitos saudáveis, como alimentação balanceada e exercícios físicos. Essa atividade estimula a criatividade e a colaboração, além de reforçar a importância da saúde. Habilidade BNCC: EI01CG03.

3. Contação de Histórias sobre Higiene

Utilizando livros ilustrados, o professor conta histórias que abordam a importância da higiene, como lavar as mãos e escovar os dentes. Após a contação, os alunos podem desenhar suas partes favoritas da história. Habilidade BNCC: EI01LP01.

4. Oficina de Sabão Caseiro

Os alunos aprendem a fazer sabão caseiro utilizando ingredientes naturais. Essa atividade ensina sobre a importância da higiene e o uso de produtos sustentáveis. Habilidade BNCC: EI01ET04.

5. Música da Higiene

Os alunos criam uma música ou paródia sobre a importância de hábitos de higiene. A atividade pode incluir a apresentação da música para a turma, estimulando a expressão artística e a memorização de conceitos. Habilidade BNCC: EI01AR02.

6. Experiência do Lavar as Mãos

Realizar uma experiência onde os alunos veem a diferença entre mãos limpas e sujas utilizando tinta ou glitter. Essa atividade prática ajuda a visualizar a importância da lavagem das mãos. Habilidade BNCC: EI01C01.

7. Cartazes de Prevenção

Os alunos criam cartazes com dicas de prevenção de doenças, como a gripe e a dengue. Essa atividade promove a pesquisa e a conscientização sobre saúde pública. Habilidade BNCC: EI01CN04.

8. Jogo de Memória da Saúde

Desenvolver um jogo de memória com imagens de alimentos saudáveis e não saudáveis. Os alunos jogam em duplas, aprendendo sobre nutrição de forma lúdica. Habilidade BNCC: EI01ET03.

9. Roda de Conversa sobre Saúde

Promover uma roda de conversa onde os alunos podem compartilhar suas experiências sobre hábitos saudáveis e discutir sobre o que aprenderam nas atividades anteriores. Habilidade BNCC: EI01LP02.

10. Atividade de Yoga para Crianças

Introduzir os alunos ao yoga com uma aula adaptada para crianças, focando em posturas que ajudam na concentração e relaxamento. Essa prática contribui para a saúde mental e física. Habilidade BNCC: EI01EF01.

11. Desenho da Alimentação Saudável

Os alunos desenham pratos saudáveis, incluindo frutas, verduras e proteínas. Após a atividade, podem apresentar seus desenhos e explicar a escolha dos alimentos. Habilidade BNCC: EI01CN03.

12. Experiência com Plantas Medicinais

Os alunos aprendem sobre plantas medicinais e suas propriedades. A atividade pode incluir o cultivo de algumas dessas plantas na escola, promovendo o cuidado e o respeito pela natureza. Habilidade BNCC: EI01C03.

13. Teatro de Fantoches sobre Higiene

Os alunos criam fantoches e encenam uma peça sobre a importância da higiene. Essa atividade estimula a criatividade e a comunicação, além de reforçar os conceitos aprendidos. Habilidade BNCC: EI01AR03.

14. Experiência do Alimento Estragado

Os alunos observam alimentos que estragaram e discutem sobre a importância de uma alimentação saudável e como evitar o desperdício. Habilidade BNCC: EI01CN02.

15. Desafio da Água

Os alunos participam de um desafio onde devem consumir a quantidade adequada de água durante o dia. A atividade pode incluir um gráfico para monitorar o consumo, promovendo a hidratação. Habilidade BNCC: EI01EF02.