15 Ideias de Atividades (BNCC) EJA Ciências

1. Experimentos com Plantas

Uma atividade prática que pode ser realizada com os alunos é o cultivo de diferentes tipos de plantas em sala de aula. Os alunos podem observar o crescimento das plantas, registrar as mudanças e discutir os fatores que influenciam esse crescimento, como luz, água e nutrientes. Essa atividade está alinhada com a habilidade CIÊNCIAS – EJA: Identificar e analisar as condições necessárias para o desenvolvimento de seres vivos.

2. Ciclo da Água

Os alunos podem criar um modelo do ciclo da água utilizando materiais recicláveis. Essa atividade permite que eles compreendam os processos de evaporação, condensação e precipitação. A habilidade correspondente é CIÊNCIAS – EJA: Compreender os ciclos naturais e suas interações.

3. Observação de Insetos

Levar os alunos para um passeio ao ar livre para observar insetos em seu habitat natural. Eles podem coletar dados sobre os tipos de insetos encontrados, suas características e funções no ecossistema. Essa atividade está relacionada à habilidade CIÊNCIAS – EJA: Identificar a diversidade de seres vivos e suas interações.

4. Experiência com Água e Óleo

Realizar uma experiência simples que demonstre a imiscibilidade entre água e óleo. Os alunos podem observar como os dois líquidos não se misturam e discutir as propriedades físicas de cada um. A habilidade correspondente é CIÊNCIAS – EJA: Compreender as propriedades dos materiais e suas interações.

5. Montagem de um Terrário

Os alunos podem montar um terrário em sala de aula, utilizando plantas, terra e pequenos animais, como minhocas. Essa atividade permite que eles estudem os ecossistemas e a importância da biodiversidade. A habilidade relacionada é CIÊNCIAS – EJA: Compreender a importância da biodiversidade e os ecossistemas.

6. Estudo dos Climas

Os alunos podem pesquisar sobre diferentes tipos de clima e suas características. Em seguida, podem criar um mural ou apresentação sobre o clima da região onde vivem, relacionando-o com a vegetação e a fauna local. A habilidade correspondente é CIÊNCIAS – EJA: Identificar as características dos climas e suas influências no meio ambiente.

7. Experimentos com Magnetismo

Realizar atividades que envolvam ímãs e objetos metálicos, permitindo que os alunos explorem o conceito de magnetismo. Eles podem testar quais materiais são atraídos pelos ímãs e discutir as propriedades magnéticas. A habilidade relacionada é CIÊNCIAS – EJA: Compreender as forças e suas interações.

8. Análise da Qualidade da Água

Os alunos podem coletar amostras de água de diferentes fontes (rios, lagos, torneiras) e realizar testes simples para verificar a qualidade da água, como pH e presença de impurezas. Essa atividade está alinhada com a habilidade CIÊNCIAS – EJA: Compreender a importância da água e sua conservação.

9. Criação de um Jornal Científico

Os alunos podem criar um jornal científico onde publicarão notícias sobre descobertas científicas, experimentos realizados e curiosidades sobre ciências. Essa atividade estimula a pesquisa e a escrita, alinhando-se à habilidade CIÊNCIAS – EJA: Produzir e divulgar conhecimentos científicos.

10. Discussão sobre Sustentabilidade

Promover uma discussão em sala de aula sobre práticas sustentáveis e a importância da preservação do meio ambiente. Os alunos podem apresentar ideias sobre como reduzir o desperdício e conservar recursos naturais. A habilidade correspondente é CIÊNCIAS – EJA: Compreender a relação entre o ser humano e o meio ambiente.