15 Ideias de Atividades (BNCC) educação física fundamental 2

1. Jogo da Memória com Esportes

Esta atividade consiste em criar um jogo da memória utilizando cartões que representam diferentes esportes. Os alunos devem encontrar os pares correspondentes, promovendo o reconhecimento de modalidades esportivas e suas regras. A habilidade BNCC correspondente é EF15EF01, que trata do conhecimento sobre diferentes práticas corporais.

2. Circuito de Atividades Físicas

Organizar um circuito com diferentes estações, como corrida, saltos, e exercícios de força. Os alunos devem passar por cada estação, realizando as atividades propostas. Essa atividade desenvolve a resistência e a força, alinhando-se à habilidade BNCC EF15EF02, que aborda a prática de atividades físicas variadas.

3. Dança das Cadeiras

Uma versão adaptada do clássico jogo, onde os alunos dançam ao som de músicas e, ao parar a música, devem encontrar uma cadeira. Essa atividade estimula a coordenação motora e o ritmo, atendendo à habilidade BNCC EF15EF03, que envolve a expressão corporal e o movimento.

4. Torneio de Queimada

Organizar um torneio de queimada, onde os alunos se dividem em equipes e jogam entre si. Essa atividade promove o trabalho em equipe e a estratégia, além de desenvolver habilidades motoras. A habilidade BNCC correspondente é EF15EF04, que trata do jogo e suas regras.

5. Atividades de Yoga

Introduzir os alunos ao yoga, ensinando posturas básicas e técnicas de respiração. Essa prática ajuda na concentração e no relaxamento, alinhando-se à habilidade BNCC EF15EF05, que aborda a prática de atividades que promovem o bem-estar.

6. Gincana de Esportes

Realizar uma gincana com diferentes modalidades esportivas, como futebol, vôlei e basquete. Os alunos competem em equipes, desenvolvendo habilidades sociais e motoras. A habilidade BNCC correspondente é EF15EF06, que trata da participação em atividades esportivas.

7. Corrida de Revezamento

Organizar uma corrida de revezamento, onde os alunos devem passar um bastão entre si. Essa atividade promove a velocidade e o trabalho em equipe, alinhando-se à habilidade BNCC EF15EF07, que envolve a corrida e suas variações.

8. Jogos de Tabuleiro sobre Esportes

Criar jogos de tabuleiro que abordem regras e conhecimentos sobre diferentes esportes. Os alunos jogam em grupos, discutindo e aprendendo sobre as modalidades. A habilidade BNCC correspondente é EF15EF08, que trata do conhecimento sobre esportes e suas regras.

9. Atividades de Atletismo

Realizar atividades de atletismo, como salto em distância e corrida de velocidade. Os alunos devem aprender as técnicas corretas e participar de competições internas. A habilidade BNCC correspondente é EF15EF09, que aborda as práticas de atletismo.

10. Criação de Coreografias

Os alunos devem criar suas próprias coreografias em grupos, utilizando diferentes estilos de dança. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão corporal, alinhando-se à habilidade BNCC EF15EF10, que envolve a criação e a improvisação no movimento.