15 Ideias de Atividades (BNCC) de Matemática para Ensino Fundamental

1. Jogo de Tabuada com Dados

Uma atividade divertida que envolve o uso de dados para praticar a tabuada. Os alunos lançam dois dados e multiplicam os números que saem, anotando os resultados. Essa atividade desenvolve a habilidade de cálculo mental e a compreensão das operações matemáticas. Habilidade BNCC: EF03MA06.

2. Criação de Gráficos com Dados Reais

Nesta atividade, os alunos coletam dados sobre a altura de seus colegas e, em seguida, criam gráficos de barras ou de linhas para representar essas informações. Essa prática ajuda a desenvolver a interpretação de dados e a visualização de informações. Habilidade BNCC: EF04MA18.

3. Caça ao Tesouro Matemático

Os alunos recebem pistas que contêm problemas matemáticos a serem resolvidos para encontrar o próximo local. Essa atividade promove o raciocínio lógico e a resolução de problemas de forma lúdica. Habilidade BNCC: EF05MA12.

4. Construção de Sólidos Geométricos

Utilizando materiais recicláveis, os alunos constroem sólidos geométricos, como cubos e pirâmides. Essa atividade estimula a criatividade e a compreensão das formas tridimensionais. Habilidade BNCC: EF05MA13.

5. Jogo de Bingo Matemático

Os alunos jogam bingo, mas em vez de números, as cartelas contêm resultados de operações matemáticas. O professor chama as operações, e os alunos precisam resolver para marcar suas cartelas. Habilidade BNCC: EF04MA07.

6. Desafio de Problemas Matemáticos

Os alunos são divididos em grupos e recebem diferentes problemas matemáticos para resolver. Ao final, cada grupo apresenta sua solução e o raciocínio utilizado. Essa atividade estimula o trabalho em equipe e a comunicação. Habilidade BNCC: EF05MA11.

7. Criação de Jogos de Tabuleiro

Os alunos criam um jogo de tabuleiro que envolve questões matemáticas. Eles devem pensar nas regras e nos desafios que os jogadores enfrentarão. Essa atividade desenvolve a criatividade e o pensamento estratégico. Habilidade BNCC: EF04MA09.

8. Atividades com Dinheiro Fictício

Os alunos recebem uma quantia em dinheiro fictício e devem realizar compras em uma “loja” montada na sala de aula. Essa atividade ensina sobre adição, subtração e o valor do dinheiro. Habilidade BNCC: EF03MA14.

9. Experimentos com Medidas

Os alunos realizam medições de objetos da sala de aula, como mesas e cadeiras, utilizando réguas e fitas métricas. Em seguida, eles registram e comparam os resultados. Essa atividade desenvolve a noção de medida e comparação. Habilidade BNCC: EF04MA15.

10. Criação de Histórias em Quadrinhos Matemáticas

Os alunos criam histórias em quadrinhos que envolvem problemas matemáticos. Essa atividade estimula a criatividade e a capacidade de resolver problemas de forma narrativa. Habilidade BNCC: EF05MA10.

11. Jogo da Velha Matemático

Os alunos jogam uma versão do jogo da velha, onde para marcar uma casa, precisam resolver uma operação matemática. Essa atividade promove o raciocínio lógico e a prática de operações. Habilidade BNCC: EF04MA06.

12. Atividades com Sequências Numéricas

Os alunos devem completar sequências numéricas que envolvem adição e subtração. Essa atividade ajuda a desenvolver o raciocínio lógico e a identificação de padrões. Habilidade BNCC: EF03MA05.

13. Criação de Cartazes sobre Números Racionais

Os alunos criam cartazes explicativos sobre números racionais, incluindo exemplos e representações gráficas. Essa atividade estimula a pesquisa e a apresentação de informações. Habilidade BNCC: EF05MA07.

14. Jogo de Memória com Figuras Geométricas

Os alunos jogam um jogo de memória utilizando cartas com figuras geométricas e suas propriedades. Essa atividade ajuda a fixar o conhecimento sobre geometria de forma lúdica. Habilidade BNCC: EF04MA08.

15. Resolução de Enigmas Matemáticos

Os alunos recebem enigmas que envolvem operações matemáticas e lógica. Eles devem trabalhar em grupos para encontrar as soluções. Essa atividade estimula o pensamento crítico e a colaboração. Habilidade BNCC: EF05MA12.