15 Ideias de Atividades (BNCC) de Biologia Pronto

1. Estudo da Fotossíntese

Uma atividade prática que envolve a observação do processo de fotossíntese em plantas. Os alunos podem cultivar diferentes espécies de plantas em condições variadas de luz e água, registrando as mudanças ao longo do tempo. Essa atividade está alinhada com a habilidade BNCC EF09CI03, que aborda a importância da fotossíntese para a vida na Terra.

2. Análise de Ecossistemas Locais

Os estudantes podem realizar uma visita a um ecossistema local, como uma floresta ou um parque, e coletar amostras de solo, água e plantas. Em sala de aula, eles devem analisar essas amostras, discutindo a biodiversidade e a interdependência dos organismos. Essa atividade se relaciona com a habilidade BNCC EF09CI04, que trata da análise de ecossistemas e suas interações.

3. Experimento com Microrganismos

Os alunos podem cultivar microrganismos em placas de Petri utilizando diferentes substratos, como pão, frutas ou vegetais. A observação do crescimento e das características dos microrganismos permitirá que eles compreendam a importância desses seres vivos no ciclo da vida. A atividade está alinhada com a habilidade BNCC EF09CI06, que aborda a diversidade de seres vivos.

4. Criação de um Herbário

Os estudantes podem coletar folhas de diferentes plantas e criar um herbário, identificando as espécies e suas características. Essa atividade estimula o conhecimento sobre a flora local e a importância da conservação das plantas. A habilidade BNCC EF09CI05 é contemplada, que trata da identificação e classificação de seres vivos.

5. Simulação de Cadeias Alimentares

Utilizando cartões ou figuras, os alunos podem montar cadeias alimentares representando diferentes ecossistemas. Essa atividade ajuda a entender as relações de predador e presa, além da importância de cada organismo no ecossistema. A habilidade BNCC EF09CI04 é abordada, que discute as interações entre os seres vivos.

6. Estudo do Ciclo da Água

Os alunos podem realizar um experimento simples para demonstrar o ciclo da água, utilizando um recipiente transparente, água e calor. Essa atividade permite observar a evaporação, condensação e precipitação, alinhando-se à habilidade BNCC EF09CI03, que trata dos ciclos naturais.

7. Observação de Insetos

Os estudantes podem coletar insetos em um ambiente natural e observar suas características, habitats e comportamentos. Essa atividade promove a compreensão da biodiversidade e o papel dos insetos nos ecossistemas, alinhando-se à habilidade BNCC EF09CI06, que aborda a diversidade de seres vivos.

8. Debate sobre Sustentabilidade

Os alunos podem participar de um debate sobre práticas sustentáveis e sua importância para a preservação do meio ambiente. Essa atividade estimula o pensamento crítico e a conscientização ambiental, alinhando-se à habilidade BNCC EF09CI07, que discute a relação entre ciência e sociedade.

9. Criação de um Projeto de Conservação

Os estudantes podem desenvolver um projeto que visa a conservação de uma área local, propondo ações e estratégias para proteger a biodiversidade. Essa atividade promove a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos, alinhando-se à habilidade BNCC EF09CI08, que trata da aplicação de conceitos científicos em projetos sociais.

10. Experiência sobre Polinização

Os alunos podem criar um experimento para observar o processo de polinização, utilizando flores e insetos. Essa atividade ajuda a entender a importância da polinização para a reprodução das plantas e a produção de alimentos, alinhando-se à habilidade BNCC EF09CI05, que discute a reprodução e a diversidade das plantas.