15 Ideias de Atividades (BNCC) com Parlendas

1. Parlendas e Rimas: Explorando a Linguagem

Uma atividade que pode ser realizada com os alunos é a criação de parlendas e rimas. Os estudantes podem trabalhar em grupos para compor suas próprias parlendas, utilizando palavras que rimam e explorando a sonoridade da língua. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF15LP01, que propõe que os alunos reconheçam e utilizem a rima em diferentes contextos.

2. Jogo das Parlendas: Aprendendo Brincando

Organizar um jogo onde os alunos devem completar parlendas conhecidas pode ser uma forma divertida de aprender. O professor pode apresentar uma parlenda incompleta e os alunos devem adivinhar a parte que falta. Essa atividade está relacionada à habilidade BNCC EF15LP02, que envolve a leitura e interpretação de textos poéticos.

3. Criação de Cartazes com Parlendas

Os alunos podem criar cartazes ilustrativos com parlendas que escolherem. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão artística, além de promover a leitura. A habilidade BNCC EF15LP03, que aborda a produção de textos, é diretamente aplicada aqui, pois os alunos devem escrever e ilustrar suas parlendas.

4. Parlendas em Movimento: Dança e Rima

Incorporar movimento à aprendizagem pode ser muito eficaz. Os alunos podem criar uma coreografia que represente a temática de uma parlenda. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF15AR01, que incentiva a expressão corporal e a dança como formas de comunicação.

5. Parlendas e Jogos de Tabuleiro

Desenvolver um jogo de tabuleiro onde cada casa apresenta uma parlenda para ser lida ou completada pode ser uma forma lúdica de aprender. Os alunos podem jogar em grupos, promovendo a interação e a prática da leitura. Essa atividade se relaciona com a habilidade BNCC EF15LP04, que envolve a leitura e a produção de textos em diferentes formatos.

6. Contação de Histórias com Parlendas

Os alunos podem se dividir em grupos e criar uma história que inclua várias parlendas. Essa atividade estimula a criatividade e a habilidade de contar histórias, além de promover a oralidade. A habilidade BNCC EF15LP05, que trata da produção e interpretação de narrativas, é aplicada aqui.

7. Parlendas e Música: Criando Canções

Transformar parlendas em canções pode ser uma atividade divertida e educativa. Os alunos podem escolher uma parlenda e criar uma melodia para ela, apresentando-a para a turma. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF15AR02, que envolve a criação musical e a apreciação de diferentes gêneros.

8. Desafio das Parlendas: Competição Literária

Organizar uma competição onde os alunos devem recitar parlendas de memória pode ser uma maneira de incentivar a memorização e a oralidade. O professor pode premiar o grupo que apresentar a parlenda de forma mais criativa. Essa atividade se relaciona com a habilidade BNCC EF15LP06, que aborda a oralidade e a expressão verbal.

9. Parlendas e Ilustrações: A Arte de Contar

Os alunos podem ilustrar as parlendas que mais gostam, criando um livro coletivo. Essa atividade estimula a leitura e a interpretação visual, além de promover o trabalho em equipe. A habilidade BNCC EF15LP07, que trata da produção de textos ilustrados, é aplicada nesta atividade.

10. Parlendas e Tecnologia: Criando Vídeos

Os alunos podem usar ferramentas digitais para criar vídeos que apresentem parlendas de forma criativa. Essa atividade estimula o uso da tecnologia na educação e a expressão artística. A habilidade BNCC EF15ET01, que envolve o uso de tecnologias digitais, é diretamente aplicada aqui.