15 Ideias de Atividades (BNCC) Pronto Ensino Fundamental Geografia

1. Mapa Mundi Interativo

Uma atividade que envolve a criação de um mapa mundi interativo, onde os alunos podem identificar continentes, países e suas características geográficas. Os alunos podem utilizar materiais recicláveis para confeccionar o mapa e, em seguida, apresentar suas descobertas sobre cada região. Habilidade BNCC: Geografia – EF02GE03.

2. Estudo de Caso: Climas do Brasil

Os alunos podem realizar um estudo de caso sobre os diferentes climas do Brasil. A atividade pode incluir a pesquisa sobre as características de cada clima, suas influências na vegetação e na vida das pessoas. Habilidade BNCC: Geografia – EF04GE03.

3. Jogo de Tabuleiro: Riquezas Naturais

Criar um jogo de tabuleiro que ensine sobre as riquezas naturais do Brasil. Os alunos podem desenvolver perguntas e respostas sobre os recursos naturais, sua exploração e conservação. Habilidade BNCC: Geografia – EF05GE04.

4. Produção de Vídeo: Cidades Brasileiras

Os alunos podem produzir um vídeo apresentando uma cidade brasileira, incluindo informações sobre sua localização, cultura e economia. Essa atividade estimula a pesquisa e a criatividade. Habilidade BNCC: Geografia – EF05GE01.

5. Mapa de Risco: Desastres Naturais

Os alunos podem criar um mapa de risco que identifique áreas propensas a desastres naturais, como enchentes e deslizamentos. Essa atividade pode incluir discussões sobre prevenção e segurança. Habilidade BNCC: Geografia – EF06GE05.

6. Debate: Urbanização e Sustentabilidade

Promover um debate em sala de aula sobre os desafios da urbanização e a importância da sustentabilidade nas cidades. Os alunos podem pesquisar e apresentar soluções para problemas urbanos. Habilidade BNCC: Geografia – EF07GE06.

7. Criação de Infográficos: População Brasileira

Os alunos podem criar infográficos que apresentem dados sobre a população brasileira, como densidade demográfica, distribuição e características sociais. Essa atividade desenvolve habilidades de análise e síntese de informações. Habilidade BNCC: Geografia – EF08GE02.

8. Visita Virtual: Patrimônios Mundiais

Realizar uma visita virtual a patrimônios mundiais, onde os alunos podem explorar a importância cultural e histórica desses locais. Após a visita, os alunos podem discutir o que aprenderam. Habilidade BNCC: Geografia – EF09GE03.

9. Projeto de Pesquisa: Ecossistemas Brasileiros

Os alunos podem desenvolver um projeto de pesquisa sobre os diferentes ecossistemas do Brasil, como a Amazônia e o Cerrado. A atividade pode incluir a apresentação de maquetes ou painéis informativos. Habilidade BNCC: Geografia – EF09GE01.

10. Análise de Mapas: Evolução Territorial

Os alunos podem analisar mapas históricos e contemporâneos do Brasil, discutindo as mudanças territoriais ao longo do tempo. Essa atividade promove a compreensão da história geográfica do país. Habilidade BNCC: Geografia – EF09GE02.

11. Experiência Prática: Agricultura Sustentável

Os alunos podem participar de uma experiência prática sobre agricultura sustentável, aprendendo sobre técnicas que preservam o meio ambiente. A atividade pode incluir visitas a hortas comunitárias. Habilidade BNCC: Geografia – EF09GE04.

12. Mapa Mental: Recursos Hídricos

Os alunos podem criar um mapa mental sobre a importância dos recursos hídricos no Brasil, abordando temas como conservação e uso sustentável da água. Habilidade BNCC: Geografia – EF08GE03.

13. Simulação: Comércio Internacional

Realizar uma simulação de comércio internacional, onde os alunos representam diferentes países e negociam produtos. Essa atividade ajuda a entender as relações econômicas globais. Habilidade BNCC: Geografia – EF07GE04.

14. Estudo de Campo: Biomas Brasileiros

Os alunos podem realizar um estudo de campo em diferentes biomas brasileiros, observando a flora e fauna locais. Essa atividade proporciona uma experiência prática e enriquecedora. Habilidade BNCC: Geografia – EF09GE05.

15. Criação de Blog: Cultura Regional

Os alunos podem criar um blog sobre a cultura de uma região específica do Brasil, abordando aspectos como culinária, festas e tradições. Essa atividade estimula a pesquisa e a expressão criativa. Habilidade BNCC: Geografia – EF05GE02.