15 Ideias de Atividades (BNCC) Ensino Fundamental de Ciências

1. Experimentos com Plantas

Uma atividade prática que envolve o cultivo de diferentes tipos de plantas em sala de aula. Os alunos podem observar o crescimento, a fotossíntese e as necessidades básicas das plantas. Essa atividade está alinhada à habilidade EF05CI03, que aborda a observação e o registro de fenômenos naturais.

2. Ciclo da Água

Os alunos podem criar um modelo do ciclo da água utilizando materiais recicláveis. Essa atividade permite que eles compreendam as etapas do ciclo, como evaporação, condensação e precipitação. Relaciona-se com a habilidade EF05CI04, que trata da importância da água para a vida.

3. Experiência de Separação de Misturas

Os alunos podem realizar experimentos simples para separar misturas, como areia e água, utilizando técnicas de filtração. Essa atividade promove o entendimento sobre as propriedades dos materiais e se conecta à habilidade EF05CI05, que envolve a investigação de propriedades da matéria.

4. Observação de Insetos

Organizar uma saída de campo para observar insetos em seu habitat natural. Os alunos podem coletar dados sobre a diversidade de espécies e seus comportamentos. Essa atividade está alinhada à habilidade EF05CI06, que envolve a observação de seres vivos e suas interações.

5. Construção de Terrários

Os alunos podem construir terrários para estudar ecossistemas fechados. Essa atividade permite a observação de interações entre plantas e pequenos animais, abordando a habilidade EF05CI07, que trata das relações entre os seres vivos e o ambiente.

6. Experimentos com Magnetismo

Realizar atividades que envolvam ímãs e objetos metálicos para explorar o conceito de magnetismo. Os alunos podem investigar quais materiais são atraídos e quais não são, alinhando-se à habilidade EF05CI08, que aborda as propriedades dos materiais.

7. Criação de Gráficos de Temperatura

Os alunos podem registrar a temperatura ao longo de uma semana e criar gráficos para visualizar as variações. Essa atividade está relacionada à habilidade EF05CI09, que envolve a coleta e análise de dados.

8. Estudo sobre o Sistema Solar

Os alunos podem criar maquetes do sistema solar, representando os planetas e suas órbitas. Essa atividade promove o entendimento sobre o espaço e está alinhada à habilidade EF05CI10, que trata da compreensão do universo.

9. Experimentos com Reações Químicas

Realizar experimentos simples que demonstrem reações químicas, como a mistura de vinagre e bicarbonato de sódio. Os alunos podem observar as mudanças e registrar suas conclusões, alinhando-se à habilidade EF05CI11, que envolve a investigação de transformações químicas.

10. Observação do Comportamento Animal

Os alunos podem observar o comportamento de animais em um zoológico ou aquário, registrando suas interações e habitats. Essa atividade está relacionada à habilidade EF05CI12, que aborda a diversidade de seres vivos e suas adaptações.