15 Ideias de Atividades (BNCC) para Aluno com Autismo

1. Atividade de Identificação de Emoções

Utilizando cartões ilustrativos que representam diferentes emoções, os alunos podem aprender a identificar e nomear o que estão sentindo. Essa atividade promove a empatia e a comunicação. Habilidade BNCC: EF15LP01.

2. Jogo de Cores e Formas

Com o uso de blocos de montar coloridos, os alunos podem explorar cores e formas, desenvolvendo habilidades motoras e cognitivas. Essa atividade é excelente para a inclusão e a interação social. Habilidade BNCC: EF15MA01.

3. Contação de Histórias com Fantoches

A contação de histórias utilizando fantoches ajuda a desenvolver a imaginação e a linguagem. Os alunos podem criar suas próprias narrativas, estimulando a criatividade. Habilidade BNCC: EF15LP02.

4. Atividade de Música e Movimento

Integrar música e movimento em sala de aula pode ser uma forma divertida de ensinar ritmos e coordenação motora. Os alunos podem dançar e cantar, promovendo a socialização. Habilidade BNCC: EF15AR01.

5. Jogo de Memória com Palavras

Um jogo de memória que utiliza palavras e imagens pode ajudar os alunos a desenvolverem a memória visual e a linguagem. Essa atividade pode ser adaptada para diferentes níveis de dificuldade. Habilidade BNCC: EF15LP03.

6. Atividade de Jardinagem

Envolver os alunos em atividades de jardinagem pode ser uma excelente forma de ensinar sobre natureza e responsabilidade. Eles podem plantar sementes e cuidar das plantas, aprendendo sobre o ciclo da vida. Habilidade BNCC: EF15CI01.

7. Criação de um Mural de Arte

Os alunos podem trabalhar juntos para criar um mural, utilizando diferentes materiais artísticos. Essa atividade estimula a criatividade e o trabalho em equipe, além de permitir a expressão individual. Habilidade BNCC: EF15AR02.

8. Atividade de Culinária

Preparar uma receita simples em sala de aula pode ser uma forma divertida de ensinar matemática e ciências. Os alunos podem medir ingredientes e observar mudanças durante o processo de cozimento. Habilidade BNCC: EF15MA02.

9. Jogos de Tabuleiro Adaptados

Utilizar jogos de tabuleiro adaptados pode ajudar os alunos a desenvolverem habilidades sociais, como turnos e respeito às regras. Essa atividade promove a interação e o aprendizado em grupo. Habilidade BNCC: EF15EF01.

10. Atividade de Teatro

Promover uma atividade de teatro onde os alunos possam atuar e expressar emoções é uma excelente forma de desenvolver a autoconfiança e a comunicação. Eles podem criar pequenas peças e apresentar para a turma. Habilidade BNCC: EF15AR03.

11. Caça ao Tesouro

Organizar uma caça ao tesouro com pistas visuais pode estimular a resolução de problemas e o trabalho em equipe. Os alunos podem trabalhar juntos para encontrar os itens escondidos. Habilidade BNCC: EF15MA03.

12. Atividade de Yoga

Incorporar sessões de yoga pode ajudar os alunos a desenvolverem autocontrole e relaxamento. As posturas simples podem ser adaptadas para atender às necessidades de cada aluno. Habilidade BNCC: EF15EF02.

13. Experimentos Científicos Simples

Realizar experimentos científicos simples, como misturar cores ou observar reações químicas, pode despertar o interesse pela ciência. Os alunos podem fazer previsões e discutir os resultados. Habilidade BNCC: EF15CI02.

14. Atividade de Leitura Compartilhada

Fazer leituras compartilhadas em grupo pode ajudar os alunos a desenvolverem habilidades de leitura e compreensão. Eles podem discutir a história e compartilhar suas opiniões. Habilidade BNCC: EF15LP04.

15. Criação de um Diário Visual

Os alunos podem criar um diário visual onde desenham ou colam imagens que representam seus sentimentos e experiências diárias. Essa atividade promove a autoexpressão e a reflexão. Habilidade BNCC: EF15LP05.