15 Ideias de Atividades (BNCC) de Ciências Naturais

1. Experimento de Germinação de Sementes: Os alunos podem realizar um experimento prático para observar o processo de germinação. Para isso, eles devem plantar diferentes tipos de sementes em copos plásticos com algodão e água, registrando diariamente as mudanças. Essa atividade está alinhada à habilidade EF05CI02, que envolve a observação de fenômenos naturais.

2. Construção de um Terrário: Os estudantes podem criar um terrário em sala de aula, utilizando plantas, terra e água. Essa atividade permite que eles compreendam os ciclos da água e a importância da fotossíntese, abordando a habilidade EF05CI03, que trata das interações entre os seres vivos e o meio ambiente.

3. Experiência com a Densidade da Água: Os alunos podem realizar uma atividade que envolve a mistura de líquidos de diferentes densidades, como água e óleo. Eles devem observar como os líquidos se comportam e registrar suas conclusões, alinhando-se à habilidade EF05CI04, que envolve a investigação de propriedades da matéria.

4. Estudo do Ciclo da Água: Os alunos podem criar um mural ou uma apresentação em grupo sobre o ciclo da água, ilustrando suas etapas e a importância desse ciclo para a vida na Terra. Essa atividade se relaciona com a habilidade EF05CI01, que aborda os ciclos naturais.

5. Observação de Insetos: Organizar uma atividade ao ar livre onde os alunos possam observar diferentes tipos de insetos em seu habitat natural. Eles devem anotar as características observadas e discutir a importância dos insetos no ecossistema, alinhando-se à habilidade EF05CI06, que trata da diversidade dos seres vivos.

6. Experimento de Filtração de Água: Os alunos podem realizar um experimento simples de filtração utilizando areia, carvão e pedras para purificar água. Essa atividade ajuda a entender a importância da água limpa e se relaciona com a habilidade EF05CI05, que aborda a preservação dos recursos naturais.

7. Criação de um Diário de Observação da Natureza: Os alunos devem registrar suas observações sobre a flora e fauna ao seu redor, criando um diário que pode incluir desenhos e descrições. Essa atividade está alinhada à habilidade EF05CI07, que envolve a observação e registro de fenômenos naturais.

8. Montagem de um Modelo de Sistema Solar: Os alunos podem criar um modelo do sistema solar utilizando materiais recicláveis. Essa atividade permite que eles aprendam sobre os planetas e suas características, alinhando-se à habilidade EF05CI08, que trata do espaço e dos corpos celestes.

9. Experiência sobre a Fotossíntese: Os alunos podem realizar uma experiência simples para entender o processo de fotossíntese, utilizando plantas em diferentes condições de luz. Essa atividade se relaciona com a habilidade EF05CI09, que aborda a importância da luz solar para os seres vivos.

10. Debate sobre Sustentabilidade: Promover um debate em sala de aula sobre práticas sustentáveis e a preservação do meio ambiente. Os alunos devem pesquisar e apresentar soluções para problemas ambientais, alinhando-se à habilidade EF05CI10, que envolve a discussão sobre questões ambientais.

11. Criação de um Herbário: Os alunos podem coletar folhas de diferentes plantas e montá-las em um herbário, identificando suas características e funções. Essa atividade está alinhada à habilidade EF05CI11, que trata da diversidade da vida vegetal.

12. Experiência com Reações Químicas: Os alunos podem realizar experimentos simples que demonstrem reações químicas, como a mistura de vinagre e bicarbonato de sódio. Essa atividade se relaciona com a habilidade EF05CI12, que aborda as transformações da matéria.

13. Visita a um Parque ou Reserva Natural: Organizar uma visita a um parque ou reserva natural para que os alunos possam observar a biodiversidade local e entender a importância da conservação. Essa atividade está alinhada à habilidade EF05CI13, que envolve a relação entre os seres vivos e o meio ambiente.

14. Criação de um Jogo Educativo sobre Ciências Naturais: Os alunos podem desenvolver um jogo de tabuleiro que aborde conceitos de ciências naturais, estimulando a pesquisa e o aprendizado colaborativo. Essa atividade se relaciona com a habilidade EF05CI14, que envolve a aplicação de conhecimentos em situações práticas.

15. Experiência sobre o Efeito Estufa: Os alunos podem criar um mini-ecossistema em garrafas PET para observar o efeito estufa e discutir suas implicações para o meio ambiente. Essa atividade está alinhada à habilidade EF05CI15, que aborda as mudanças climáticas e suas consequências.