15 Ideias de Atividades (BNCC) Páscoa ensino fundamental

1. Caça aos Ovos de Páscoa

Uma atividade clássica que envolve a busca por ovos de Páscoa escondidos. Os alunos podem trabalhar em equipes para encontrar os ovos, que podem conter perguntas sobre a história da Páscoa ou curiosidades sobre a data. Essa atividade estimula a colaboração e o trabalho em grupo. Habilidade BNCC: EF15LP01.

2. Criação de Cartões de Páscoa

Nesta atividade, os alunos podem criar cartões personalizados para a Páscoa, utilizando técnicas de colagem e desenho. Além de desenvolver a criatividade, os alunos também podem escrever mensagens de carinho e reflexão sobre o significado da Páscoa. Habilidade BNCC: EF15AR01.

3. Contação de Histórias sobre a Páscoa

Os professores podem organizar sessões de contação de histórias que abordem a Páscoa, suas tradições e significados. Os alunos podem participar ativamente, encenando partes da história ou criando suas próprias narrativas. Habilidade BNCC: EF15LP02.

4. Oficina de Culinária: Ovos de Chocolate

Uma atividade prática onde os alunos aprendem a fazer ovos de chocolate. Além de desenvolver habilidades culinárias, essa atividade pode incluir discussões sobre a origem do chocolate e sua importância cultural. Habilidade BNCC: EF15CI01.

5. Produção de Vídeos sobre a Páscoa

Os alunos podem ser divididos em grupos para produzir vídeos curtos que expliquem as tradições da Páscoa em diferentes culturas. Essa atividade estimula a pesquisa, a criatividade e o uso de tecnologia. Habilidade BNCC: EF15ET01.

6. Jogos Educativos sobre a Páscoa

Desenvolver jogos educativos que envolvam questões sobre a Páscoa, como bingo ou quiz. Os alunos podem aprender de forma lúdica e interativa, reforçando o conhecimento sobre a data. Habilidade BNCC: EF15MA01.

7. Pintura de Ovos de Páscoa

Os alunos podem participar de uma atividade de pintura de ovos, utilizando tintas e outros materiais. Essa atividade promove a expressão artística e a coordenação motora. Habilidade BNCC: EF15AR02.

8. Discussão sobre a Importância da Páscoa

Promover uma roda de conversa onde os alunos possam discutir o significado da Páscoa e suas tradições. Essa atividade estimula o pensamento crítico e a expressão oral. Habilidade BNCC: EF15LP03.

9. Criação de um Mural Temático

Os alunos podem trabalhar juntos para criar um mural que represente a Páscoa, utilizando recortes, desenhos e colagens. Essa atividade incentiva o trabalho em equipe e a criatividade. Habilidade BNCC: EF15AR03.

10. Apresentação de Danças e Músicas de Páscoa

Os alunos podem aprender e apresentar danças ou músicas que fazem parte das celebrações de Páscoa. Essa atividade promove a cultura e a expressão corporal. Habilidade BNCC: EF15EF01.

11. Criação de Histórias em Quadrinhos sobre a Páscoa

Os alunos podem criar histórias em quadrinhos que abordem a Páscoa, utilizando personagens e narrativas criativas. Essa atividade estimula a leitura e a escrita de forma divertida. Habilidade BNCC: EF15LP04.

12. Experimentos Científicos com Ovos

Realizar experimentos que envolvam ovos, como a demonstração da força da casca ou a flutuação em diferentes líquidos. Essa atividade une ciência e curiosidade. Habilidade BNCC: EF15CI02.

13. Criação de um Livro Coletivo sobre a Páscoa

Os alunos podem contribuir com textos e ilustrações para um livro coletivo que conte a história da Páscoa. Essa atividade promove a escrita colaborativa e a leitura. Habilidade BNCC: EF15LP05.

14. Debates sobre a Páscoa e suas Tradições

Organizar debates onde os alunos possam discutir diferentes tradições de Páscoa ao redor do mundo. Essa atividade estimula o respeito à diversidade cultural e o pensamento crítico. Habilidade BNCC: EF15LP06.

15. Criação de um Jogo de Tabuleiro Temático

Os alunos podem criar um jogo de tabuleiro que envolva perguntas e desafios relacionados à Páscoa. Essa atividade estimula a criatividade e o raciocínio lógico. Habilidade BNCC: EF15MA02.