15 Ideias de Atividades (BNCC) Ciências 6º Ano Ensino Fundamental

1. Experimentos com Plantas

Realizar experimentos com diferentes tipos de plantas é uma excelente forma de ensinar os alunos sobre fotossíntese e crescimento vegetal. Os alunos podem plantar sementes em diferentes condições de luz e umidade, registrando o crescimento ao longo do tempo. Essa atividade está alinhada à habilidade EF06CI03, que aborda a observação e análise de fenômenos naturais.

2. Ciclo da Água

Os alunos podem criar um modelo do ciclo da água utilizando materiais recicláveis. Essa atividade permite que eles visualizem as etapas do ciclo, como evaporação, condensação e precipitação. A atividade se relaciona com a habilidade EF06CI04, que trata da compreensão dos ciclos naturais.

3. Classificação de Animais

Promover uma atividade de classificação de animais em grupos como mamíferos, aves, répteis, anfíbios e peixes. Os alunos podem pesquisar e apresentar características de cada grupo, utilizando cartazes ou apresentações digitais. Essa atividade atende à habilidade EF06CI01, que envolve a classificação de seres vivos.

4. Experiência sobre Densidade

Realizar uma experiência simples para demonstrar a densidade de líquidos, utilizando água, óleo e corante. Os alunos podem observar como os líquidos se comportam e discutir os conceitos de densidade e miscibilidade. Essa atividade está alinhada à habilidade EF06CI05, que explora propriedades de materiais.

5. Observação do Solo

Os alunos podem coletar amostras de solo de diferentes locais e analisar suas características, como textura e composição. Essa atividade promove a compreensão da importância do solo para os ecossistemas e está relacionada à habilidade EF06CI02, que aborda a análise de ambientes naturais.

6. Experimentos com Magnetismo

Realizar experimentos simples com ímãs para explorar os conceitos de magnetismo. Os alunos podem testar quais materiais são atraídos pelos ímãs e discutir as propriedades magnéticas. Essa atividade se relaciona à habilidade EF06CI06, que investiga forças e movimentos.

7. Criação de Ecossistemas em Miniatura

Os alunos podem criar ecossistemas em miniatura em garrafas PET, incluindo plantas e pequenos animais. Essa atividade permite que eles observem as interações entre os seres vivos e o ambiente. Está alinhada à habilidade EF06CI07, que trata das relações ecológicas.

8. Estudo do Clima Local

Promover um projeto de monitoramento do clima local, onde os alunos registram dados sobre temperatura, umidade e precipitação ao longo de um mês. Essa atividade ajuda a entender as variações climáticas e está relacionada à habilidade EF06CI08, que aborda a análise de dados climáticos.

9. Debate sobre Sustentabilidade

Organizar um debate em sala de aula sobre práticas sustentáveis e a importância da preservação ambiental. Os alunos podem pesquisar e apresentar soluções para problemas ambientais locais. Essa atividade se relaciona à habilidade EF06CI09, que discute a relação entre ciência e sociedade.

10. Experiência com Reações Químicas

Realizar uma experiência simples para demonstrar reações químicas, como a mistura de vinagre e bicarbonato de sódio. Os alunos podem observar a produção de gás e discutir o que acontece durante a reação. Essa atividade está alinhada à habilidade EF06CI10, que explora transformações químicas.

11. Mapa de Recursos Naturais

Os alunos podem criar um mapa que mostre os recursos naturais de sua região, como rios, florestas e montanhas. Essa atividade promove a compreensão da geografia local e está relacionada à habilidade EF06CI11, que aborda a relação entre natureza e sociedade.

12. Observação de Insetos

Realizar uma atividade de campo para observar insetos em seu habitat natural. Os alunos podem coletar dados sobre a diversidade de insetos e suas funções no ecossistema. Essa atividade se relaciona à habilidade EF06CI12, que investiga a biodiversidade.

13. Criação de Cartazes sobre Poluição

Os alunos podem criar cartazes informativos sobre diferentes tipos de poluição e suas consequências para o meio ambiente. Essa atividade estimula a pesquisa e a conscientização ambiental, alinhando-se à habilidade EF06CI13, que discute problemas ambientais.

14. Experiência com a Luz

Realizar experimentos que demonstrem a reflexão e refração da luz, utilizando prismas e espelhos. Os alunos podem explorar como a luz se comporta em diferentes materiais. Essa atividade está relacionada à habilidade EF06CI14, que investiga fenômenos ópticos.

15. Projeto de Reciclagem

Desenvolver um projeto de reciclagem na escola, onde os alunos podem coletar materiais recicláveis e criar novos objetos. Essa atividade promove a prática da sustentabilidade e está alinhada à habilidade EF06CI15, que aborda a gestão de resíduos.