15 Ideias de Atividades (BNCC) EJA (Educação de Jovens e Adultos)

1. Jogo de Memória com Palavras-Chave da BNCC

Uma atividade lúdica que pode ser aplicada em sala de aula é o jogo de memória utilizando palavras-chave relacionadas à BNCC. Os alunos devem formar pares com os conceitos e suas definições, promovendo a fixação do conteúdo. Essa atividade pode ser adaptada para diferentes áreas do conhecimento, estimulando a pesquisa e a discussão em grupo. Habilidade BNCC: EF15LP01.

2. Produção de Texto Coletivo

Os alunos podem trabalhar em grupos para produzir um texto coletivo sobre um tema relevante, utilizando as diretrizes da BNCC. Essa atividade estimula a colaboração e a criatividade, além de desenvolver habilidades de escrita e argumentação. Os grupos podem apresentar seus textos para a turma, promovendo um debate sobre os diferentes pontos de vista. Habilidade BNCC: EF15LP02.

3. Criação de Cartazes Informativos

Os alunos podem criar cartazes informativos sobre temas abordados na BNCC, utilizando recursos visuais e textuais. Essa atividade pode ser realizada em grupos, onde cada grupo fica responsável por um tema específico. Os cartazes podem ser expostos na escola, promovendo a conscientização sobre a importância da educação. Habilidade BNCC: EF15AR01.

4. Debates Temáticos

Organizar debates sobre temas relevantes da BNCC é uma excelente forma de desenvolver o pensamento crítico dos alunos. Os estudantes podem ser divididos em grupos, onde cada um defende um ponto de vista. Essa atividade estimula a pesquisa, a argumentação e o respeito às opiniões divergentes. Habilidade BNCC: EF15LP03.

5. Leitura e Análise de Textos

Propor a leitura e análise de textos que abordem os princípios da BNCC é fundamental para a formação crítica dos alunos. Após a leitura, os alunos podem discutir em grupos as ideias principais e suas implicações. Essa atividade ajuda a desenvolver a capacidade de interpretação e análise crítica. Habilidade BNCC: EF15LP04.

6. Roda de Conversa

A roda de conversa é uma atividade que promove a troca de experiências e conhecimentos entre os alunos. Os temas podem ser relacionados à BNCC, permitindo que os alunos expressem suas opiniões e aprendam com os colegas. Essa prática é essencial para o desenvolvimento da comunicação e do respeito mútuo. Habilidade BNCC: EF15LP05.

7. Criação de Vídeos Educativos

Os alunos podem ser desafiados a criar vídeos educativos sobre temas da BNCC. Essa atividade estimula a pesquisa, a criatividade e o uso de tecnologias. Os vídeos podem ser apresentados para a turma, promovendo a troca de conhecimentos e a reflexão sobre o tema abordado. Habilidade BNCC: EF15LP06.

8. Jogos de Perguntas e Respostas

Realizar jogos de perguntas e respostas sobre os conteúdos da BNCC é uma forma divertida de revisar o aprendizado. Os alunos podem ser divididos em equipes e competir entre si, estimulando o trabalho em grupo e a memorização dos conteúdos. Habilidade BNCC: EF15LP07.

9. Atividades de Leitura Crítica

Propor atividades de leitura crítica de notícias ou textos contemporâneos que dialoguem com a BNCC é essencial para desenvolver a consciência social dos alunos. Após a leitura, os alunos podem discutir as implicações sociais e políticas dos textos, promovendo a reflexão crítica. Habilidade BNCC: EF15LP08.

10. Criação de Blogs ou Diários Virtuais

Os alunos podem criar blogs ou diários virtuais onde compartilham suas reflexões sobre os conteúdos da BNCC. Essa atividade estimula a escrita, a criatividade e o uso de tecnologias digitais. Os alunos podem interagir entre si, comentando e discutindo os posts, promovendo um ambiente colaborativo. Habilidade BNCC: EF15LP09.