15 Ideias de Atividades (BNCC) de Ciências para Ensino Fundamental

1. Experimentos com Plantas

Uma atividade prática que envolve o plantio de sementes em diferentes tipos de solo. Os alunos devem observar o crescimento das plantas e registrar as diferenças. Essa atividade está alinhada com a habilidade EF05CI03, que trata da observação e registro de fenômenos naturais.

2. Ciclo da Água

Os alunos podem criar um modelo do ciclo da água utilizando materiais recicláveis. Essa atividade permite que eles compreendam as etapas do ciclo e sua importância para o meio ambiente, alinhando-se à habilidade EF05CI04, que aborda os ciclos naturais.

3. Experiência com Magnetismo

Realizar experimentos com ímãs e objetos metálicos para explorar o conceito de magnetismo. Os alunos devem documentar suas observações e conclusões, atendendo à habilidade EF05CI05, que envolve a investigação de propriedades de materiais.

4. Observação de Insetos

Promover uma saída de campo para observar diferentes tipos de insetos em seu habitat natural. Os alunos devem coletar dados sobre as características dos insetos e suas funções no ecossistema, alinhando-se à habilidade EF05CI06, que trata da biodiversidade.

5. Construção de Terrários

Os alunos podem construir terrários para estudar o ecossistema em miniatura. Essa atividade permite que eles observem interações entre organismos e o meio ambiente, alinhando-se à habilidade EF05CI07, que aborda as relações ecológicas.

6. Experimentos com Água e Óleo

Realizar experimentos que demonstrem a imiscibilidade entre água e óleo. Os alunos devem registrar suas observações e discutir as propriedades dos líquidos, alinhando-se à habilidade EF05CI08, que envolve a investigação de misturas.

7. Observação do Céu

Promover uma atividade de observação do céu noturno, onde os alunos podem identificar constelações e planetas. Eles devem registrar suas observações e discutir a importância da astronomia, alinhando-se à habilidade EF05CI09, que trata do espaço e suas características.

8. Criação de Cartazes sobre Ecossistemas

Os alunos podem pesquisar diferentes ecossistemas e criar cartazes informativos. Essa atividade estimula a pesquisa e a apresentação de informações, alinhando-se à habilidade EF05CI10, que envolve a comunicação de descobertas científicas.

9. Experimentos com Reações Químicas

Realizar experimentos simples que demonstrem reações químicas, como a mistura de bicarbonato de sódio e vinagre. Os alunos devem observar e registrar as mudanças, alinhando-se à habilidade EF05CI11, que aborda as transformações de materiais.

10. Estudo da Alimentação Saudável

Os alunos podem investigar a composição de diferentes alimentos e discutir a importância de uma alimentação saudável. Essa atividade está alinhada com a habilidade EF05CI12, que trata da relação entre saúde e meio ambiente.

11. Experiência com Som e Vibrações

Realizar atividades que explorem a produção de som através de vibrações, utilizando instrumentos musicais ou objetos do cotidiano. Os alunos devem registrar suas descobertas, alinhando-se à habilidade EF05CI13, que envolve a investigação de fenômenos sonoros.

12. Análise de Água Potável

Os alunos podem coletar amostras de água de diferentes fontes e realizar testes simples para verificar a qualidade da água. Essa atividade está alinhada com a habilidade EF05CI14, que trata da importância da água para a vida.

13. Estudo sobre Animais em Extinção

Promover uma pesquisa sobre animais em extinção e suas causas. Os alunos devem apresentar suas descobertas e discutir formas de preservação, alinhando-se à habilidade EF05CI15, que aborda a conservação da biodiversidade.

14. Criação de Experimentos com Luz

Os alunos podem explorar a refração e reflexão da luz utilizando prismas e espelhos. Eles devem documentar suas observações, alinhando-se à habilidade EF05CI16, que trata das propriedades da luz.

15. Projeto de Sustentabilidade

Os alunos podem desenvolver um projeto que promova a sustentabilidade na escola, como a reciclagem de materiais. Essa atividade está alinhada com a habilidade EF05CI17, que envolve a aplicação de conhecimentos científicos para a solução de problemas ambientais.