15 Ideias de Atividades (BNCC) sobre a Letra G para Educação Infantil

1. Jogo da Memória com Palavras que Começam com G

Uma atividade divertida que estimula a memória e o reconhecimento de palavras. Os alunos podem criar cartões com imagens e palavras que começam com a letra G, como “gato”, “girafa” e “guitarra”. A habilidade BNCC correspondente é EF15LP01, que envolve a identificação de letras e palavras.

2. Caça-Palavras da Letra G

Os professores podem elaborar um caça-palavras com palavras que iniciam com a letra G. Essa atividade ajuda as crianças a reconhecerem a letra em diferentes contextos. A habilidade BNCC relacionada é EF15LP02, que foca na leitura e interpretação de textos.

3. Desenho e Pintura de Objetos que Começam com G

As crianças podem desenhar e pintar objetos que começam com a letra G, como “gato”, “golfinho” e “guarda-chuva”. Essa atividade estimula a criatividade e a associação de letras a imagens. A habilidade BNCC correspondente é EF02AR01, que envolve a expressão artística.

4. Música da Letra G

Os alunos podem aprender uma música que contenha várias palavras que começam com a letra G. Cantar e dançar ajuda na memorização e no aprendizado lúdico. A habilidade BNCC relacionada é EF15AR01, que envolve a apreciação e a criação musical.

5. Contação de Histórias com Foco na Letra G

Os professores podem contar histórias que tenham palavras com a letra G, como “A Girafa que Comia Estrelas”. Essa atividade estimula a imaginação e a compreensão de texto. A habilidade BNCC correspondente é EF15LP03, que foca na escuta e interpretação de histórias.

6. Bingo da Letra G

Crie um jogo de bingo com palavras que começam com a letra G. As crianças devem marcar as palavras à medida que o professor as chama. Essa atividade é ótima para reforçar o vocabulário. A habilidade BNCC relacionada é EF15LP04, que envolve a leitura e a escrita de palavras.

7. Atividade de Recorte e Colagem

Os alunos podem recortar imagens de revistas que começam com a letra G e colá-las em um cartaz. Essa atividade desenvolve a coordenação motora e a identificação de letras. A habilidade BNCC correspondente é EF02AR02, que envolve a produção de trabalhos manuais.

8. Jogo de Rimas com a Letra G

Os alunos podem participar de um jogo onde devem encontrar palavras que rimam com palavras que começam com G. Essa atividade estimula a linguagem e a criatividade. A habilidade BNCC relacionada é EF15LP05, que foca na produção de rimas e poesias.

9. Criação de um Livro da Letra G

As crianças podem criar um pequeno livro ilustrado com palavras e desenhos que começam com a letra G. Essa atividade promove a escrita e a leitura. A habilidade BNCC correspondente é EF15LP06, que envolve a produção de textos.

10. Atividade de Classificação de Objetos

Os alunos podem classificar objetos da sala de aula que começam com a letra G, como “globo” e “giz”. Essa atividade ajuda na organização e no reconhecimento de letras. A habilidade BNCC relacionada é EF15LP07, que foca na identificação e classificação de objetos.