15 Ideias de Atividades (BNCC) Educação Física Anos Iniciais

1. Jogo da Memória com Movimentos

Esta atividade consiste em criar um jogo da memória utilizando cartões que representam diferentes movimentos corporais, como saltar, girar e correr. Os alunos devem encontrar os pares de movimentos e, ao fazer isso, realizar a ação correspondente. Essa atividade desenvolve a memória, a coordenação motora e a consciência corporal. Habilidade BNCC: EF15EF01.

2. Circuito de Atividades Físicas

Organize um circuito com diferentes estações, onde os alunos devem realizar atividades como pular corda, correr em zigue-zague, e fazer alongamentos. Cada estação deve ter um tempo determinado, e os alunos devem rotacionar entre elas. Essa atividade promove a resistência física e a socialização. Habilidade BNCC: EF15EF02.

3. Dança das Cadeiras com Temas

Adapte o clássico jogo da dança das cadeiras, utilizando músicas que abordem temas relacionados à educação física, como esportes ou movimentos. Quando a música parar, os alunos devem realizar um movimento específico antes de sentar. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão corporal. Habilidade BNCC: EF15EF03.

4. Caça ao Tesouro de Movimentos

Crie uma caça ao tesouro onde os alunos devem encontrar pistas que os levem a diferentes locais da escola, realizando movimentos específicos em cada etapa, como correr, saltar ou se equilibrar. Essa atividade incentiva a exploração do espaço e a atividade física. Habilidade BNCC: EF15EF04.

5. Mini-Olimpíadas

Organize um evento de mini-olimpíadas, onde os alunos participam de diferentes modalidades esportivas, como corrida, salto em distância e arremesso de peso. Cada aluno pode representar um país e deve competir em equipe. Essa atividade promove o trabalho em equipe e a competição saudável. Habilidade BNCC: EF15EF05.

6. Jogos Tradicionais Brasileiros

Incentive os alunos a praticar jogos tradicionais brasileiros, como a queimada, o pique-esconde e a corda. Essas atividades ajudam a preservar a cultura e a história, além de promover a atividade física. Habilidade BNCC: EF15EF06.

7. Atividades de Rítmica e Movimento

Utilize músicas e ritmos variados para criar uma aula de rítmica, onde os alunos devem acompanhar os movimentos de acordo com o ritmo da música. Essa atividade desenvolve a coordenação, o ritmo e a musicalidade. Habilidade BNCC: EF15EF07.

8. Jogos de Tabuleiro Físicos

Crie um tabuleiro gigante no chão da quadra, onde os alunos devem jogar dados e realizar atividades físicas de acordo com o número que sair. Essa atividade combina o lúdico com o movimento, promovendo a diversão e a atividade física. Habilidade BNCC: EF15EF08.

9. Atividades de Equilíbrio

Monte um percurso de equilíbrio utilizando materiais como cordas, cones e pranchas. Os alunos devem atravessar o percurso realizando diferentes movimentos de equilíbrio, como andar em linha reta ou saltar de um lado para o outro. Essa atividade desenvolve a coordenação e a concentração. Habilidade BNCC: EF15EF09.

10. Contação de Histórias com Movimento

Integre a contação de histórias com movimentos, onde os alunos devem representar os personagens e as ações da narrativa através de movimentos corporais. Essa atividade estimula a imaginação e a expressão corporal. Habilidade BNCC: EF15EF10.