15 Ideias de Atividades (BNCC) para Alfabetização Primeiro Dia de Aula

1. Jogo da Memória com Letras

Uma atividade divertida que envolve a criação de um jogo da memória utilizando letras do alfabeto. Os alunos devem encontrar os pares de letras e, ao mesmo tempo, praticar a identificação e o som de cada letra. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15LP01 da BNCC, que aborda a identificação de letras e seus sons.

2. Caça-Palavras de Nomes

Os alunos podem participar de um caça-palavras onde devem encontrar os nomes de seus colegas. Essa atividade não só promove a interação entre os alunos, mas também ajuda na familiarização com as letras e a formação de palavras, atendendo à habilidade EF15LP02 da BNCC.

3. Desenho e Escrita do Nome

Peça aos alunos que desenhem algo que represente seu nome e, em seguida, escrevam-no. Essa atividade estimula a criatividade e a prática da escrita, alinhando-se à habilidade EF15LP03 da BNCC, que envolve a escrita de palavras e nomes próprios.

4. Roda de Conversa sobre Expectativas

Promova uma roda de conversa onde cada aluno pode compartilhar suas expectativas para o ano letivo. Essa atividade ajuda a desenvolver a oralidade e a escuta ativa, conforme a habilidade EF15LP04 da BNCC, que foca na interação oral.

5. Criação de um Mural Coletivo

Os alunos podem criar um mural coletivo com desenhos e recortes que representem suas histórias e interesses. Essa atividade promove a expressão artística e a colaboração, alinhando-se à habilidade EF15AR01 da BNCC, que trata da apreciação e produção de arte.

6. Contação de Histórias

Inicie o primeiro dia de aula com a contação de uma história que envolva temas de amizade e acolhimento. Essa atividade estimula a imaginação e a compreensão de narrativas, de acordo com a habilidade EF15LP05 da BNCC, que aborda a interpretação de histórias.

7. Atividade de Leitura Compartilhada

Realize uma leitura compartilhada de um livro ilustrado, onde os alunos podem interagir com a história e as imagens. Essa prática é fundamental para o desenvolvimento da leitura e da interpretação, alinhando-se à habilidade EF15LP06 da BNCC.

8. Jogo de Rimas

Proponha um jogo onde os alunos devem encontrar palavras que rimem com uma palavra apresentada. Essa atividade é excelente para trabalhar a sonoridade das palavras e a consciência fonológica, conforme a habilidade EF15LP07 da BNCC.

9. Atividade de Classificação de Objetos

Peça aos alunos que tragam objetos de casa e classifiquem-nos em grupos (cores, tamanhos, formas). Essa atividade estimula a observação e a categorização, alinhando-se à habilidade EF15MA01 da BNCC, que trata da organização de dados.

10. Criação de um Livro de Receitas

Os alunos podem criar um pequeno livro de receitas com pratos que gostam. Essa atividade envolve escrita, ilustração e apresentação oral, alinhando-se à habilidade EF15LP08 da BNCC, que aborda a produção de textos.

11. Jogo de Perguntas e Respostas

Promova um jogo onde os alunos fazem perguntas uns aos outros sobre suas preferências e hobbies. Essa atividade estimula a curiosidade e a interação social, conforme a habilidade EF15LP09 da BNCC, que trata da formulação de perguntas.

12. Atividade de Mímica

Os alunos podem fazer mímicas de animais ou profissões, enquanto os colegas tentam adivinhar. Essa atividade desenvolve a expressão corporal e a comunicação, alinhando-se à habilidade EF15AR02 da BNCC, que aborda a expressão artística.

13. Criação de Cartões de Boas-Vindas

Os alunos podem criar cartões de boas-vindas para os novos colegas. Essa atividade estimula a escrita e a criatividade, alinhando-se à habilidade EF15LP10 da BNCC, que trata da produção de textos pessoais.

14. Jogo de Adivinhação

Realize um jogo de adivinhação onde os alunos têm que descrever um objeto sem nomeá-lo, e os colegas devem adivinhar. Essa atividade estimula a linguagem descritiva e a escuta, conforme a habilidade EF15LP11 da BNCC.

15. Atividade de Colagem de Palavras

Os alunos podem recortar palavras de revistas e colá-las em um cartaz, formando frases ou histórias. Essa atividade promove a leitura e a escrita, alinhando-se à habilidade EF15LP12 da BNCC, que aborda a produção de textos coletivos.