15 Ideias de Atividades (BNCC) de Inglês Ensino Fundamental 2

1. Jogo de Vocabulário

Uma atividade interativa que envolve a criação de um jogo de palavras utilizando cartões. Os alunos devem criar cartões com palavras em inglês e suas traduções em português. A habilidade BNCC correspondente é EF15LP01, que aborda o uso de vocabulário em diferentes contextos.

2. Dramatização de Diálogos

Os alunos podem escolher diálogos de livros ou filmes em inglês e encená-los em sala de aula. Essa atividade estimula a expressão oral e a compreensão auditiva, alinhando-se à habilidade EF15LP02, que foca na produção e interpretação de textos orais.

3. Criação de Histórias em Quadrinhos

Os alunos devem criar histórias em quadrinhos em inglês, utilizando vocabulário aprendido nas aulas. Essa atividade promove a criatividade e a escrita, atendendo à habilidade EF15LP03, que envolve a produção de textos escritos.

4. Música e Análise de Letras

Escolher uma música em inglês e analisar sua letra em sala de aula. Os alunos podem discutir o tema, o vocabulário e a mensagem da canção. Essa atividade se relaciona com a habilidade EF15LP04, que trata da análise de diferentes gêneros textuais.

5. Entrevistas em Inglês

Os alunos podem realizar entrevistas uns com os outros em inglês, utilizando perguntas simples. Essa atividade ajuda a desenvolver habilidades de conversação e escuta, alinhando-se à habilidade EF15LP05, que envolve a interação em língua inglesa.

6. Jogos de Tabuleiro em Inglês

Utilizar jogos de tabuleiro que exigem o uso do inglês, como Scrabble ou Taboo. Os alunos devem jogar em grupos, praticando o vocabulário e a gramática. A habilidade correspondente é EF15LP06, que aborda a prática de língua em contextos lúdicos.

7. Projetos de Pesquisa

Os alunos podem escolher um tema de interesse e realizar uma pesquisa em inglês, apresentando suas descobertas para a turma. Essa atividade se relaciona com a habilidade EF15LP07, que envolve a pesquisa e apresentação de informações em língua inglesa.

8. Criação de Vídeos

Os alunos podem criar vídeos curtos em inglês sobre um tema específico, utilizando vocabulário e estruturas gramaticais aprendidas. Essa atividade atende à habilidade EF15LP08, que foca na produção de textos multimídia.

9. Clubes de Leitura

Formar clubes de leitura onde os alunos leem livros em inglês e discutem suas impressões. Essa atividade promove a leitura crítica e a interpretação de textos, alinhando-se à habilidade EF15LP09, que envolve a leitura e análise de obras literárias.

10. Jogos de Role-Playing

Os alunos podem participar de atividades de role-playing, onde assumem papéis em situações cotidianas, como fazer compras ou pedir comida em um restaurante. Essa atividade se relaciona com a habilidade EF15LP10, que trata da prática de situações comunicativas em inglês.