15 Ideias de Atividades (BNCC) de Artes para o Ensino Fundamental

1. Criação de Máscaras de Animais

Nesta atividade, os alunos poderão explorar a diversidade de animais e suas características através da confecção de máscaras. Utilizando papel, tintas e outros materiais recicláveis, os estudantes devem criar máscaras que representem seus animais favoritos. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15AR01, que propõe a apreciação e a criação de produções artísticas.

2. Pintura Coletiva

A pintura coletiva é uma excelente forma de estimular a colaboração entre os alunos. Em um grande painel, cada aluno pode contribuir com uma parte da obra, utilizando diferentes técnicas de pintura. Essa atividade se relaciona com a habilidade EF15AR02, que envolve a experimentação de diferentes materiais e técnicas artísticas.

3. Teatro de Fantoches

Os alunos podem criar fantoches utilizando meias ou papel machê e, em seguida, desenvolver uma pequena peça teatral. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão corporal, alinhando-se à habilidade EF15AR03, que incentiva a criação e a apresentação de performances artísticas.

4. Montagem de um Mural Cultural

Os alunos podem pesquisar sobre diferentes culturas e criar um mural que represente a diversidade cultural do Brasil. Essa atividade promove a valorização das culturas e está relacionada à habilidade EF15AR04, que aborda a apreciação e a reflexão sobre a arte em contextos culturais diversos.

5. Criação de Instrumentos Musicais

Nesta atividade, os alunos podem construir instrumentos musicais utilizando materiais recicláveis, como garrafas e latas. Após a confecção, eles podem realizar uma apresentação musical. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15AR05, que envolve a exploração de sons e ritmos.

6. Dança das Cores

Os alunos podem criar uma coreografia que represente diferentes cores e suas emoções. A atividade pode incluir a utilização de lenços coloridos e música. Essa proposta se relaciona à habilidade EF15AR06, que incentiva a expressão corporal e a criação de danças.

7. Fotografia Artística

Os alunos podem explorar a fotografia como forma de arte, realizando um ensaio fotográfico sobre um tema específico. Essa atividade estimula a observação e a criatividade, alinhando-se à habilidade EF15AR07, que propõe a apreciação e a criação de imagens.

8. Criação de Histórias em Quadrinhos

Nesta atividade, os alunos podem desenvolver suas próprias histórias em quadrinhos, utilizando desenhos e diálogos. Essa proposta estimula a narrativa visual e está relacionada à habilidade EF15AR08, que envolve a criação de narrativas artísticas.

9. Oficina de Cerâmica

Os alunos podem participar de uma oficina de cerâmica, onde aprenderão a moldar argila e criar peças artísticas. Essa atividade promove a experimentação de materiais e técnicas, alinhando-se à habilidade EF15AR09, que aborda a criação de objetos artísticos.

10. Exposição de Arte

Os alunos podem organizar uma exposição com as obras que produziram ao longo do semestre. Essa atividade estimula a reflexão sobre o processo criativo e a valorização do trabalho coletivo, alinhando-se à habilidade EF15AR10, que propõe a apreciação e a divulgação de produções artísticas.