15 Ideias de Atividades (BNCC) para uma Semana Educação Infantil

1. Contação de Histórias Interativa

Uma atividade que envolve a contação de histórias de forma interativa, onde as crianças podem participar ativamente. Os professores podem escolher um livro que esteja alinhado com a BNCC, como “A Menina que Aprendeu a Ver”. Durante a leitura, as crianças podem ser convidadas a imitar os sons dos animais ou a repetir partes da história. Essa atividade desenvolve a habilidade de escuta e interpretação, alinhando-se à habilidade EF15LP01 da BNCC.

2. Oficina de Artes com Materiais Recicláveis

Propor uma oficina de artes utilizando materiais recicláveis é uma excelente forma de estimular a criatividade e a consciência ambiental. As crianças podem criar suas próprias obras de arte utilizando papelão, garrafas PET e outros materiais que seriam descartados. Essa atividade se relaciona com a habilidade EF15AR01 da BNCC, que incentiva a expressão artística e a valorização do meio ambiente.

3. Jogo da Memória com Palavras

O jogo da memória é uma atividade lúdica que pode ser adaptada para trabalhar vocabulário. Os professores podem criar cartões com palavras e imagens correspondentes, ajudando as crianças a desenvolverem a memória e a linguagem. Essa atividade está alinhada com a habilidade EF15LP02 da BNCC, que foca no reconhecimento de palavras e na ampliação do vocabulário.

4. Atividades de Movimento com Música

Incorporar música e movimento é uma maneira eficaz de ensinar conceitos básicos de forma divertida. Os professores podem criar uma coreografia simples que as crianças devem seguir, utilizando músicas infantis conhecidas. Essa atividade promove a coordenação motora e a expressão corporal, alinhando-se à habilidade EF15EF01 da BNCC.

5. Experiência Científica Simples

Realizar uma experiência científica simples, como a mistura de água e óleo, pode despertar a curiosidade das crianças. Os professores podem explicar o conceito de densidade e a diferença entre os líquidos. Essa atividade está relacionada à habilidade EF15CI01 da BNCC, que incentiva a observação e a investigação científica desde a infância.

6. Criação de um Mural Coletivo

Os alunos podem participar da criação de um mural coletivo, onde cada um contribui com um desenho ou colagem que represente algo que aprenderam durante a semana. Essa atividade estimula a colaboração e a expressão individual, alinhando-se à habilidade EF15AR02 da BNCC, que valoriza a produção artística em grupo.

7. Contação de Histórias com Fantoches

Utilizar fantoches para contar histórias é uma forma divertida de engajar as crianças. Os professores podem criar fantoches simples e usar narrativas que abordem temas relevantes. Essa atividade promove a imaginação e a linguagem oral, alinhando-se à habilidade EF15LP03 da BNCC.

8. Caça ao Tesouro Educativa

Organizar uma caça ao tesouro educativa pode ser uma maneira divertida de ensinar sobre diferentes temas, como formas, cores ou números. Os professores podem criar pistas que levem as crianças a diferentes estações de aprendizado. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15MA01 da BNCC, que foca na exploração de conceitos matemáticos.

9. Atividades de Jardinagem

Incluir atividades de jardinagem na rotina escolar pode ensinar às crianças sobre a natureza e a importância das plantas. Os professores podem orientar os alunos a plantar sementes e cuidar delas ao longo da semana. Essa atividade se relaciona com a habilidade EF15CI02 da BNCC, que incentiva o cuidado com o meio ambiente.

10. Jogos de Raciocínio Lógico

Propor jogos de raciocínio lógico, como quebra-cabeças e jogos de tabuleiro, pode ajudar as crianças a desenvolverem habilidades de resolução de problemas. Os professores podem escolher jogos que estimulem o pensamento crítico e a estratégia. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15MA02 da BNCC, que foca no desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático.