15 Ideias de Atividades (BNCC) sobre Vogais

1. Jogo da Memória com Vogais

Crie um jogo da memória utilizando cartões com letras e imagens de objetos que começam com essas vogais. Os alunos devem encontrar os pares correspondentes, ajudando a fixar o reconhecimento das vogais. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15LP01, que envolve a identificação de letras e sons.

2. Caça-Palavras de Vogais

Desenvolva um caça-palavras que contenha palavras com diferentes vogais. Os alunos devem circular as vogais encontradas e, em seguida, escrever as palavras que conseguiram identificar. Essa atividade atende à habilidade EF15LP02, que foca na leitura e compreensão de palavras.

3. Desenho e Colagem de Vogais

Peça aos alunos que desenhem ou recortem imagens de objetos que começam com cada uma das vogais e montem um painel. Essa atividade estimula a criatividade e a associação de sons com imagens, alinhando-se à habilidade EF15LP03, que envolve a produção de textos visuais.

4. Bingo das Vogais

Organize um bingo onde as cartelas contenham palavras que possuem vogais. O professor pode chamar as vogais e os alunos devem marcar as palavras correspondentes. Essa atividade promove a escuta atenta e a identificação de vogais, conforme a habilidade EF15LP04.

5. Rimas com Vogais

Proponha uma atividade em que os alunos criem rimas utilizando palavras que contenham vogais. Eles podem trabalhar em duplas para estimular a colaboração e a troca de ideias. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15LP05, que envolve a produção de textos orais e escritos.

6. Música das Vogais

Utilize músicas infantis que enfatizem vogais e peça aos alunos que cantem junto. Após a atividade, discuta as vogais presentes nas letras. Essa abordagem lúdica está relacionada à habilidade EF15LP06, que envolve a apreciação e análise de diferentes gêneros textuais.

7. Atividade de Classificação de Vogais

Crie uma tabela onde os alunos devem classificar palavras de acordo com as vogais que contêm. Essa atividade ajuda a desenvolver o raciocínio lógico e a organização de informações, alinhando-se à habilidade EF15LP07, que envolve a análise de palavras e suas estruturas.

8. Contação de Histórias com Vogais

Incentive os alunos a contarem histórias que incluam palavras que começam com vogais. Essa atividade estimula a oralidade e a criatividade, além de estar alinhada à habilidade EF15LP08, que envolve a produção e interpretação de narrativas.

9. Jogo de Adivinhação de Vogais

Realize um jogo de adivinhação onde os alunos devem descrever um objeto que começa com uma vogal, e os colegas tentam adivinhar qual é. Essa atividade promove a comunicação e a expressão verbal, alinhando-se à habilidade EF15LP09.

10. Criação de Cartazes de Vogais

Peça aos alunos que criem cartazes ilustrando cada vogal com palavras e imagens. Os cartazes podem ser expostos na sala de aula, servindo como material de apoio. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15LP10, que envolve a produção de textos informativos e visuais.