15 Ideias de Atividades (BNCC) sobre Atletismo para o Ensino Fundamental

1. Corrida de Velocidade

A corrida de velocidade é uma das atividades mais populares no atletismo e pode ser adaptada para o Ensino Fundamental. Os alunos podem participar de uma corrida de 50 metros, onde são incentivados a melhorar seu tempo a cada tentativa. Essa atividade está alinhada com a habilidade BNCC EF09EF01, que aborda a prática de atividades físicas que promovem a saúde e o bem-estar.

2. Revezamento 4×100 metros

O revezamento 4×100 metros é uma excelente forma de trabalhar em equipe. Os alunos são divididos em grupos de quatro e devem passar o bastão durante a corrida. Essa atividade promove a cooperação e a comunicação entre os alunos, além de desenvolver a habilidade de correr em alta velocidade. A atividade está relacionada à habilidade BNCC EF09EF02, que enfatiza a importância do trabalho em equipe nas atividades físicas.

3. Salto em Distância

O salto em distância é uma atividade que pode ser realizada em um espaço aberto. Os alunos devem correr e saltar o mais longe possível, utilizando a técnica correta. Essa atividade ajuda a desenvolver a coordenação motora e a força muscular. A habilidade BNCC EF09EF03 é contemplada, pois envolve a prática de saltos e a compreensão das técnicas adequadas.

4. Lançamento de Peso

O lançamento de peso é uma atividade que pode ser adaptada para o Ensino Fundamental utilizando objetos leves, como bolas de borracha. Os alunos devem aprender a técnica correta de lançamento, focando na força e na precisão. Essa atividade está alinhada com a habilidade BNCC EF09EF04, que aborda a prática de lançamentos e a importância da técnica.

5. Circuito de Atletismo

Um circuito de atletismo pode incluir várias estações, como corrida, salto e lançamento. Os alunos passam por cada estação, realizando diferentes atividades. Essa abordagem permite que os alunos experimentem diversas modalidades do atletismo e desenvolvam habilidades variadas. A atividade se relaciona com a habilidade BNCC EF09EF05, que enfatiza a diversidade de práticas corporais.

6. Jogos de Atletismo

Os jogos de atletismo são uma forma divertida de engajar os alunos. Eles podem participar de competições amistosas, como corridas e saltos, onde são premiados por suas conquistas. Essa atividade promove a competitividade saudável e o espírito esportivo, alinhando-se à habilidade BNCC EF09EF06, que aborda a participação em competições e eventos esportivos.

7. Treinamento de Resistência

O treinamento de resistência pode ser realizado através de corridas de longa distância. Os alunos são incentivados a aumentar gradualmente a distância percorrida, desenvolvendo assim sua resistência física. Esta atividade está relacionada à habilidade BNCC EF09EF07, que enfatiza a importância da resistência nas atividades físicas.

8. Atividades de Flexibilidade

Incluir atividades de flexibilidade, como alongamentos, é fundamental para o desenvolvimento físico dos alunos. Os alunos podem realizar uma série de alongamentos antes e depois das atividades de atletismo. Essa prática está alinhada com a habilidade BNCC EF09EF08, que aborda a importância do alongamento e da flexibilidade no esporte.

9. Corrida de Obstáculos

A corrida de obstáculos é uma atividade que desafia os alunos a superar diferentes barreiras, como cones e saltos. Essa atividade desenvolve a agilidade e a coordenação motora. A habilidade BNCC EF09EF09 é contemplada, pois envolve a superação de desafios físicos e a melhoria das habilidades motoras.

10. Aula Teórica sobre Atletismo

Uma aula teórica sobre as regras e a história do atletismo pode ser uma excelente forma de complementar as atividades práticas. Os alunos aprendem sobre as diferentes modalidades e a importância do atletismo na cultura esportiva. Essa atividade se relaciona com a habilidade BNCC EF09EF10, que aborda o conhecimento sobre as práticas esportivas e suas regras.