15 Ideias de Atividades (BNCC) com Alfabeto

1. Caça-Palavras do Alfabeto

Uma atividade divertida que envolve a criação de um caça-palavras com as letras do alfabeto. Os alunos devem encontrar as letras em uma grade, promovendo o reconhecimento das letras e sua ordem. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15LP01, que aborda a leitura e a escrita de letras e palavras.

2. Jogo da Memória com Letras

Crie um jogo da memória utilizando cartões com letras do alfabeto. Os alunos devem encontrar os pares correspondentes, o que ajuda a reforçar a memorização das letras. Essa atividade se relaciona com a habilidade EF15LP02, que foca no reconhecimento e na produção de letras.

3. Alfabeto em Movimento

Organize uma atividade em que os alunos formem as letras do alfabeto com seus corpos. Essa atividade promove a coordenação motora e a criatividade, além de reforçar o aprendizado das letras. Está alinhada à habilidade EF15LP03, que envolve a expressão corporal e o movimento.

4. Bingo do Alfabeto

Prepare cartelas de bingo com letras do alfabeto. À medida que as letras são chamadas, os alunos devem marcá-las em suas cartelas. Essa atividade é excelente para o reconhecimento auditivo e visual das letras, alinhando-se à habilidade EF15LP04, que trata da identificação de letras e sons.

5. Alfabeto em Histórias

Peça aos alunos que criem uma história utilizando palavras que começam com cada letra do alfabeto. Essa atividade estimula a criatividade e a construção de narrativas, além de estar alinhada à habilidade EF15LP05, que envolve a produção de textos.

6. Letras em Desenho

Os alunos devem desenhar objetos que começam com cada letra do alfabeto. Essa atividade combina arte e aprendizado, ajudando na fixação das letras. Está relacionada à habilidade EF15LP06, que aborda a relação entre letras e sons.

7. Alfabeto Musical

Crie uma canção que inclua todas as letras do alfabeto. Os alunos podem cantar e dançar, tornando o aprendizado mais dinâmico e divertido. Essa atividade se conecta à habilidade EF15LP07, que envolve a apreciação musical e a linguagem.

8. Alfabeto em Cartazes

Os alunos podem criar cartazes ilustrando cada letra do alfabeto com desenhos e colagens. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão artística, alinhando-se à habilidade EF15LP08, que trata da produção de textos e imagens.

9. Alfabeto em Rimas

Proponha que os alunos criem rimas ou poesias que incluam palavras iniciadas com cada letra do alfabeto. Essa atividade desenvolve a linguagem e a criatividade, além de estar alinhada à habilidade EF15LP09, que envolve a produção de textos poéticos.

10. Alfabeto em Sequência

Os alunos devem organizar letras do alfabeto em sequência correta. Essa atividade ajuda a reforçar a ordem alfabética e o reconhecimento das letras. Está alinhada à habilidade EF15LP10, que trata da organização de informações.