15 Ideias de Atividades (BNCC) corpo humano

1. Mapa do Corpo Humano

Uma atividade que envolve a criação de um grande mapa do corpo humano em papel kraft ou cartolina. Os alunos podem desenhar e rotular as principais partes do corpo, como cabeça, tronco, membros, órgãos internos, etc. Essa atividade pode ser complementada com a pesquisa sobre a função de cada parte do corpo, promovendo a habilidade CIENCIAS – EF09CI01, que envolve a compreensão do corpo humano e suas funções.

2. Jogo da Memória do Corpo Humano

Os alunos podem criar um jogo da memória utilizando cartões que representam diferentes partes do corpo e suas funções. Essa atividade estimula a memória e o aprendizado sobre anatomia, alinhando-se à habilidade CIENCIAS – EF09CI02, que trata do reconhecimento das estruturas do corpo humano e suas funções.

3. Experimento com Pulso

Os alunos podem realizar um experimento para medir o pulso em diferentes situações, como em repouso e após atividade física. Essa atividade promove a compreensão do sistema circulatório e a importância da frequência cardíaca, abordando a habilidade CIENCIAS – EF09CI03, que envolve a análise de dados sobre o funcionamento do corpo humano.

4. Montagem de um Esqueleto

Utilizando materiais recicláveis, os alunos podem montar um esqueleto humano. Essa atividade ajuda a entender a estrutura óssea e a importância dos ossos para o corpo, alinhando-se à habilidade CIENCIAS – EF09CI04, que trata da identificação das partes do esqueleto e suas funções.

5. Criação de um Diário Alimentar

Os alunos podem manter um diário alimentar por uma semana, registrando tudo o que comem e analisando a importância de uma alimentação equilibrada para a saúde do corpo humano. Essa atividade está relacionada à habilidade CIENCIAS – EF09CI05, que envolve a compreensão da relação entre alimentação e saúde.

6. Teatro sobre o Corpo Humano

Os alunos podem criar uma peça de teatro que represente o funcionamento do corpo humano, como a digestão ou a circulação sanguínea. Essa atividade estimula a criatividade e a compreensão dos processos corporais, alinhando-se à habilidade CIENCIAS – EF09CI06, que envolve a representação de sistemas do corpo humano.

7. Experiência com os Sentidos

Os alunos podem realizar uma série de atividades que exploram os cinco sentidos: visão, audição, tato, paladar e olfato. Essa atividade ajuda a entender como os sentidos funcionam e sua importância para a percepção do mundo, abordando a habilidade CIENCIAS – EF09CI07, que trata da identificação e função dos sentidos humanos.

8. Criação de Cartazes sobre Doenças

Os alunos podem pesquisar e criar cartazes informativos sobre doenças comuns que afetam o corpo humano, como diabetes ou hipertensão. Essa atividade promove a conscientização sobre saúde e prevenção, alinhando-se à habilidade CIENCIAS – EF09CI08, que envolve a análise de doenças e suas consequências para o corpo humano.

9. Jogo de Perguntas e Respostas

Os alunos podem participar de um jogo de perguntas e respostas sobre o corpo humano, onde devem responder questões sobre suas partes e funções. Essa atividade estimula o aprendizado colaborativo e a revisão de conteúdos, alinhando-se à habilidade CIENCIAS – EF09CI09, que envolve a aplicação de conhecimentos sobre o corpo humano.

10. Experiência de Respiração

Os alunos podem realizar uma atividade prática para observar como a respiração funciona, utilizando balões para simular a expansão e contração dos pulmões. Essa atividade ajuda a entender o sistema respiratório e sua importância, abordando a habilidade CIENCIAS – EF09CI10, que trata do funcionamento do sistema respiratório e sua relação com a saúde.